3 de julho de 2023

Atividades do ICTP-SAIFR para estudantes de graduação avançados e de pós-graduação

O ICTP-SAIFR

está organizando duas atividades na interface entre a física e a biologia, orientadas principalmente a estudantes de graduação avançados e pós-graduação. Dependendo do número total de estudantes interessados, o ICTP-SAIFR poderá fornecer apoio financeiro para alguns deles (viagem em ônibus a São Paulo e acomodação).

As atividades são as seguintes:

Entre 16 e 19 de outubro do corrente ano, o mini-curso subordinado ao tema “Biological dynamics for physicists”, evento ministrado pelo Prof. Joshua Weitz (Georgia Tech). Este evento  vai cobrir os modelos mais comuns baseados na teoria de sistemas dinâmicos não lineares para o estudo de dinâmicas biológicas a diferentes escalas.

Entre 27 de novembro e 01 de dezembro, o mini-curso intitulado “Lattice models and applications to biological problems”, ministrado por Ricardo Martinez-Garcia (CASUS – Alemanha) e pela Dra. Luisa Ramirez (Johannes Guttenberg University –  Mainz – Alemanha). Este mini-curso vai introduzir técnicas numéricas e analíticas para a análise de modelos de lattice, típicos da mecânica estatística (tipo Ising), e a sua aplicação no estudo de problemas biológicos desde dinâmica de
populações à dinâmica neuronal. Algumas das abordagens que vamos cobrir são simulações tipo Monte Carlo, teorias de campo meio e abordagens baseados na teoria da informação.

Para demonstrar interesse nos cursos, envie um e-mail para “deboracunha@usp.br”, com nome, instituição, e-mail para contato e curso de interesse.