24 de abril de 2023

O adeus ao Prof. Aldo Felix Craievich (IF/USP)

O IFSC/USP comunica que faleceu hoje, 24 de abril, aos 84 anos, o Prof. Aldo Felix Craievich, que foi docente no Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC/USP) de 1973 a 1985. Foi posteriormente professor do Instituto de Física da USP (IF/USP), onde se aposentou e continuava como professor sênior.

Considerado uma expressiva liderança científica nacional e internacional, o Prof. Aldo Craievich destacou-se nas pesquisas em física da matéria condensada e nanomateriais, com ênfase em estudos de estruturas e transformações estruturais de sólidos e métodos cristalográficos.

Um currículo vasto

O Prof. Aldo Felix Craievich foi coordenador do Comitê Executivo e Membro do CTC do Projeto Radiação Síncrotron, CNPq, de 1983 a 1985 e Diretor Científico do LNLS (atual CNPEM), entre 1987 e 1997.

Foi Diretor da Escola bianual do ICTP/Trieste de 1991 a 2008 e Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, e da Academia Brasileira de Ciências.

Foi Co-Editor do Journal of Synchrotron Radiation/IUCr-UK desde 2009 e autor de mais de 230 artigos em revistas científicas prestigiosas.

Foi sócio Honorário da Sociedad Argentina de Materiales (SAM) e da Asociación Argentina de Cristalografía (AACr) e Membro Fundador da Sociedade Brasileira de Pesquisa de Materiais (SBPMat), tendo recebido os Prêmios Mercosul de Ciência e Tecnologia (UNESCO/MCT/MinCyT) em 2004 e em 2010.

Certo da perda que a Ciência e a Física brasileiras sofrem com o falecimento do Prof. Aldo Felix Craievich, o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) curva-se perante a memória de tão eminente docente e pesquisador, endereçando a seus familiares, colegas e amigos o seu mais sentido pesar.

O velório será hoje das 17 às 20h na Plena Funeral Home, Av. Indianapolis 2840, Planalto Paulista, em São Paulo.