10 de março de 2023

IFSC/USP apresenta pesquisas e projetos relativos à área da Saúde

Entre os dias 6 e 8 deste mês de março, o Laboratório de Apoio à Inovação e ao Empreendedorismo em Tecnologias Fotônicas (USP Fóton), pertencente ao Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton) – iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) -, realizou o “1º Encontro de Inovação e Tecnologias Aplicadas à Saúde”.

Segundo o Prof. Sebastião Pratavieira “O evento teve como objetivo apresentar pesquisas e projetos aplicados à saúde,  mostrando a importância da física como aliada no desenvolvimento de novas tecnologias para a saúde. Além disso, o evento possibilitou a apresentação da infraestrutura disponível na “Rede USP Fóton” com foco na promoção de ambiente adequado para pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de atrair novos interessados nessa área de pesquisa.”

O evento teve mais de 70 trabalhos apresentados e visualizações por centenas de pessoas, o que demonstra a relevância do tema para a comunidade.

O (IFSC/USP), que abriga a “Rede USP Fóton”, sempre se preocupou em ampliar as aplicações da física para a saúde, até porque a saúde global é de extrema importância não só para os seres humanos, mas também para os animais, o meio ambiente e a agricultura. A física tem se mostrado extremamente importante como aliada no desenvolvimento das tecnologias e é fundamental, por exemplo, para a realização de exames médicos e diagnósticos precisos.

“Óptica tem um papel importante nas novas tecnologias, no desenvolvimento das inovações e também no entendimento fundamental dos fenômenos que acontecem na ciência da vida. Sem a óptica, não haveria vida, pois é por meio da luz que obtemos conhecimentos importantes da vida e também interferência, ou seja, maneiras de interferir para consertar coisas que a natureza nos traz”, destaca o Prof. Vanderlei Bagnato.

As pesquisas em óptica e fotônica, parte importante ligada às ciências da vida,  têm sido pioneiras em muitas coisas. Recentemente, o Grupo de Óptica do IFSC/USP submeteu sua centésima patente e já teve 20 concedidas, em um período de pouco mais de 20 anos, o que mostra o vigor do grupo com relação à atuação na área da inovação tecnológica. A Unidade Embrapii, presente no local, também contribui para a interação entre empresas, universidades e institutos de ciência e tecnologia, fomentando o desenvolvimento de projetos e cooperações. A unidade já teve mais de 60 projetos aprovados e recebeu mais de 30 milhões em recursos para o desenvolvimento de tecnologias em óptica.

Além dos diversos pesquisadores apresentando seus desenvolvimentos, tivemos as palestras especiais do Prof. Sebastião Pratavieira, mostrando a infraestrutura disponível a entidades públicas e privadas do Brasil, do Prof. Daniel Varela Magalhães, que informou mais sobre a unidade Embrapii do IFSC, e do Dr. Felipe Bellucci, do MCTI, bem como dos Drs. Marcelo Botolini e Marcelo Camargo, da FINEP, mostrando diversos iniciativas de apoio a pesquisa e inovação no Brasil.

De acordo do Belluci “A ciência e tecnologia são essenciais para o crescimento do país e podem ajudar a impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Nos últimos 10 anos, o crescimento médio do PIB foi de apenas 0,4%, enquanto a inflação média foi de 5% ao ano. Por isso, é importante incentivar o crescimento nacional através da criação de startups de base tecnológica, que podem gerar empregos e contribuir para o aumento do PIB. As startups também podem ajudar a resolver outro problema no Brasil – a falta de oportunidades para mestres e doutores, que muitas vezes precisam buscar empregos em outros países. Pois, as startups geram empregos de maior qualificação.”
A organização do evento ficou a cargo do integrantes do Grupo de Óptica “Prof. Dr. Milton Ferreira de Souza” do IFSC/USP, em especial, Dra. Michelle Barreto Requena, Dra. Thaila Quatrini Corrêa e Prof. Dr. Sebastião Pratavieira, que agradecem a participação e coloboração de todos.

Saiba mais sobre este evento AQUI.