17 de fevereiro de 2023

Em março no IFSC/USP – “Ciência por Elas pra Elas com Elas”

Estruturado em quatro dias, o evento “Ciência por Elas pra Elas com Elas” tem como enfoque o empoderamento da mulher na ciência. O objetivo do evento é ampliar a visão das mulheres que estão no meio científico, mostrando exemplos de sucesso e as possibilidades de retornar seus conhecimentos para as outras mulheres na sociedade, ou seja, a ciência da mulher para a mulher.

O evento ocorrerá de forma presencial durante os dias 21, 22, 23 e 24 de Março de 2023 no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas no Instituto de Física de São Carlos.

Na terça-feira, contará com a apresentação de uma pesquisadora de destaque do nosso instituto e uma pesquisadora destaque do nosso campus, em que será discutido o que vem sendo feito por grandes cientistas que estão presentes em nossos laboratórios.

Na quarta-feira, teremos o grande prazer de contar com cientistas que ocupam lugares importantes de organizações e instituições científicas do nosso país, que irão discutir a presença das mulheres nestas posições.

Já na quinta-feira, iremos realizar um talks e uma roda de conversa com gestoras de projetos sociais incríveis que levam a ciência para meninas e mulheres, discutindo sobre a importância de abrir espaço para uma nova geração de mulheres pesquisadoras e inovadoras.

E, por fim, na sexta-feira, iremos finalizar nosso evento com um talks com mulheres que atuam fora da Academia, empresárias e egressas do IFSC/USP, que contarão suas histórias e como é atuar nestes espaços.

A expectativa é de que o evento contribua de forma positiva, principalmente, para a divulgação dos fortes quadros femininos para a ciência, a importância da representatividade como incentivo no processo de identificação para jovens mulheres ingressantes no meio científico, e discussões pautadas em mostrar como ajudar a luta da mulheres em seu dia a dia na ciência pode trazer frutos à sociedade como um todo.

O que é a SPIE Student Chapter”

A SPIE, Sociedade Internacional de Óptica e fotônica, foi fundada em 1955 com o intuito de promover tecnologias que baseiam seu funcionamento no uso da luz. A SPIE fornece financiamento a cada Student Chapter para que seus membros possam criar e se envolver em oportunidades que possibilitem o desenvolvimento de  suas carreiras.

A SPIE acredita que o futuro pertence à óptica e à fotônica, e que o futuro dessas tecnologias está nas mãos de nossos alunos.

O USP-SC SPIE Student Chapter foi fundado em 2014, no Instituto de Física de São Carlos, sob orientação da professora Cristina Kurachi. Atualmente, contamos com 17 membros, sendo estes alunos de graduação e pós-graduação do IFSC USP.

Em 2022, o Chapter realizou diversos eventos: integração com alunos do instituto, divulgação científica na Semóptica (evento de divulgação científica no Museu da Ciência de São Carlos “Prof. Mário Tolentino”), concurso de fotografia e divulgação científica em escolas. Além disso, tem um papel de divulgação nas redes sociais bem ativo, mostrando as atividades e discutindo sobre temas relacionados à Ciência.

Este ano, o Chapter também iniciou seu novo projeto chamado “SPIE.Talks”, que é um evento com diversas palestras e conversas de diversos temas voltados para os alunos da instituição. O Chapter também sempre está presente em eventos para comemorar o Dia Internacional da Luz, realizando divulgação científica e demais atividades.