18 de novembro de 2022

A era da complexidade: como o estudo de sistemas complexos está revolucionando a Ciência

O habitual colóquio semanal promovido e organizado pelo IFSC/USP teve como palestrante na edição do dia 18 de novembro o Prof. Francisco Rodrigues (ICMC-USP), que abordou o tema “A era da complexidade: como o estudo de sistemas complexos está revolucionando a Ciência”.

No início de sua apresentação, o palestrante lançou a questão: O que o cérebro, a internet, as redes sociais e as cadeias alimentares têm em comum? Em princípio, nada que se possa imaginar, mas esses são exemplos de sistemas complexos, que são formados por elementos que interagem de forma não trivial.

Sistemas complexos são comuns na natureza e exibem adaptação, comportamento emergente sem um controle central e ausência de escala. O estudo da complexidade vem crescendo em importância desde o início do século XXI, sendo aplicado nas mais diversas áreas, como no estudo de epidemias, doenças degenerativas, economia, planejamento urbano e inteligência artificial. Em 2021, o prêmio Nobel de Física foi atribuído a três pesquisadores que estudam a complexidade, reforçando a importância dessa área de estudo.

Em sua palestra, o Prof. Francisco Rodrigues apresentou uma breve introdução ao estudo de sistemas complexos e discutiu os principais avanços recentes, incluindo a modelagem de propagação de epidemias e rumores, o estudo da sincronização de osciladores acoplados e aplicações nas mais diversas áreas, desde a neurociência até o aprendizado de máquina. Exemplificou, também, como a física, matemática e computação podem ser usadas para entender a complexidade.