28 de outubro de 2022

Germany, Saxony, Leipzig, Prof. Johannes Krause at the Mx Planck Institut for Evolutionary Anthropology, 10.06.2020 © Thomas Victor

A USP recebe no próximo dia 8 de novembro, entre as 09h30 e as 11h30, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária – São Paulo -, o doutor em genética pela Universidade de Leipzig (Alemanha), Johannes Krause, que dirige o Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva e está lançando o livro “A jornada dos nossos genes”, em parceria com o jornalista Thomas Krauppe.

Krause é membro da equipe de Svante Pääbo, ganhador do Prêmio Nobel deste ano, e colabora com a construção do primeiro laboratório de arqueogenética do Brasil em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP.

Nesse encontro, Krause fará a palestra Arqueogenética e a história profunda da humanidade: dos neandertais à peste negra. Em seguida, haverá uma mesa-redonda com a participação do próprio cientista e também de Kathrin Nägele (Max Planck Institute), André Strauss (MAE) e Tábita Hünemeier (Instituto de Biociências da USP), com a mediação da jornalista Ana Bottallo, do jornal “Folha de S. Paulo”.

Esta palestra abordará a história humana dos últimos 100 mil anos, com base nas evidências do DNA extraído de ossos antigos, com destaque para os estudos realizados em 2010, nos quais se publicou a primeira versão do genoma completo Neandertal, confirmando que essa espécie extinta hibridizou com humanos modernos.

O evento faz parte da série “USP Lectures”, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) que tem como objetivo trazer cientistas internacionais para conversas mais próximas da comunidade e ampliar o acesso às discussões científicas mais atuais.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia, sendo que os participantes receberão atestado de presença. Toda a programação será em inglês, sem tradução simultânea, contando-se, igualmente, com transmissão online pelo Canal Youtube, em  https://youtu.be/0kXCDqsmB9M.

Nesta edição do “USP Lectures” a PRPI tem a parceria da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e do MAE.

(Com informações da PRCEU/USP)