24 de outubro de 2022

“Feira de Ciência e Tecnologia da USP e DER – São Carlos 2022” congregou mais de duas mil pessoas

Corredores entupidos no Ginásio Milton Olaio Filho

Evento esteve integrado na “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”

Cerca de duas mil pessoas se congregaram no Ginásio de Esportes Milton Olaio Filho, em São Carlos, ao longo do dia 22 de outubro último (sábado) no decurso da “Feira de Ciência e Tecnologia da USP  e DER – São Carlos 2022”, um evento organizado pelo Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF), alocado no Instituto de Física de São Carlos (USP) e pela Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, integrando  a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022.

Foram 197 os clubes de ciência que participaram desta iniciativa, oriundos das diversas escolas de São Carlos e região, que apresentaram os trabalhos e experimentos desenvolvidos ao longo deste ano relacionados ao tema deste evento – “Educação, Ciência e Tecnologia na geração de um planeta sustentável”, que teve o apoio do Instituto de Física de São Carlos (USP), CNPq e de várias Secretarias da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Depois de dois anos realizando esta feira de forma remota devido às restrições causadas pela pandemia, a volta ao encontro presencial superou tudo aquilo que a organização poderia prever. Para o coordenador deste evento, Prof. Euclydes Marega Junior (CEPOF-IFSC/USP) “A presença destes 197 clubes de ciência, oriundos das escolas de São Carlos e região, envolveu cerca de 900 pessoas, entre alunos e professores que tiveram a oportunidade não só de mostrar os seus trabalhos para o numeroso público que veio até aqui ao Ginásio Milton Olaio Filho, como também trocar ideias dos inúmeros projetos realizados”, sublinhou o docente, tendo acrescentado o entusiasmo que todos mostraram por finalmente se encontrarem presencialmente.

A “Feira de Ciência e Tecnologia da USP” já está em sua 11ª edição, sendo que este ano o número aproximado de pessoas envolvidas no evento, incluindo visitantes, superou duas mil, tendo atraído a atenção da EPTV/Globo em duas reportagens nesse dia:

Alunos já começam a ter paixão pelo jaleco

EPTV/1ª edição https://globoplay.globo.com/v/11050281/

EPTV/2ª edição https://globoplay.globo.com/v/11051707/