Notícias

2 de setembro de 2022

A importância dos kits educacionais criados no IFSC/USP

Depois de se ter procedido à entrega oficial dos primeiros doze tipos de kits educacionais idealizados e construídos pelo Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), um CEPID da FAPESP alocado no IFSC/USP, o diretor do Instituto, Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, fez questão de comentar, de forma breve, esse acontecimento, tendo começado por abordar as dificuldades que existem no ensino, no Brasil. “Uma das grandes dificuldades, tanto no ensino fundamental, como no ensino médio, é o fato de não existirem laboratórios nas escolas, dedicados, por exemplo, à física, química, biologia, ciências, e isso se deve a dois problemas fundamentais. O primeiro, é a falta de recursos, e o segundo é a falta de oportunidades que os professores têm para se formarem para poderem dar essas aulas experimentais e terem o material adequado para esse efeito”.

Contudo, o Prof. Osvaldo sublinha que, independente de tudo, não é apenas uma questão de dinheiro, já que, para ele, a necessidade maior é ter especialistas que possuam o conhecimento necessário para a realização desses experimentos. “Esta iniciativa de ter na Universidade de São Paulo kits educacionais com esses experimentos vem preencher uma lacuna. De que forma? Exatamente com a colaboração de especialistas que já têm um conhecimento vasto dos conteúdos dos kits e experiência de ensino. Estes kits educacionais foram preparados de maneira a que possam ajudar na formação de nossos alunos do Curso Interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas, que serão futuramente professores nos ensinos fundamental e médio, permitindo que eles tenham seu próprio material para aplicar em suas escolas”, pontua o diretor.

Osvaldo Novais destaca que com o lançamento destes kits educacionais produzidos no IFSC/USP satisfazem-se duas grandes necessidades. “Em primeiro lugar, a formação dos professores, que ficam aptos a dar aulas de laboratório em suas escolas, e, em simultâneo, facultar-lhes as ferramentas para que eles possam dar essas aulas. Ou seja, vamos contribuir com a melhoria da educação e ao mesmo tempo melhorar a qualidade da formação dos futuros docentes. É um motivo de grande júbilo para todos nós compartilhar essa contribuição do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..