26 de agosto de 2022

USP de São Carlos leva planetário itinerante a escolas do Estado de São Paulo

Planetários são ambientes com céu arredondado, em forma de domo, onde são projetadas   imagens que simulam o céu estrelado e inúmeros objetos espetaculares que encontramos em nosso universo, criando experiências educacionais que ensinam astronomia e ciências afins. Os projetores de estrelas que mostram o próprio céu noturno estão entre as ferramentas educacionais mais atraentes e versáteis. Planetários em todo o mundo inspiram e educam pessoas de todas as idades sobre o nosso entorno – a própria Terra e nosso lugar no Universo – e muitas vezes são um lugar em que os jovens se entusiasmam para seguir uma carreira científica.

Em uma época em que a educação científica e tecnológica tem sido considerada como prioridade pelas universidades, o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica da USP exibe o planetário inflável itinerante em escolas diversas e locais públicos em todo Estado de São Paulo há mais de 10 anos.

Durante contexto de pandemia, o planetário não foi exibido por questão de segurança, mas na última quinta-feira, 25 de agosto, foi montado na EMEF Professora Maria Luiza Batistela, na cidade de Ibaté, SP, durante o evento “IV Festa da Família”. O tema do filme foi “O Nascimento do Sistema Solar”, que conta a história do surgimento do universo desde o Big Bang, até o surgimento do sol e dos planetas. A escola recebeu centenas de visitantes, contando com alunos, professores e comunidade geral.  Além de enriquecer o estudo teórico dado em sala de aula, a projeção dentro do domo inflável proporcionou aos visitantes a sensação de estarem imersas no espaço sideral. Segundo os estudantes, essa foi “uma experiência única e inesquecível”.

Compareceram ao evento o secretário municipal de educação de Ibaté, Alexandre Moraes Gaspar; o professor da USP, Euclydes Marega Junior, coordenador geral de Difusão de Ciências do CEPOF; a professora Wilma Barrionuevo, coordenadora de Difusão de Ciências do CEPOF junto às Escolas, a diretora da Escola, Regina Dorice e os professores Rozilda dos Santos e Cicero dos Santos.

Por: Dra. Wilma Barrionuevo – Coordenadora de Difusão de Ciências do CEPOF/USP