16 de agosto de 2022

“4º Encontro do Grupo de Trabalho em Fotônica do BRICS” – IFSC/USP marca presença

A cidade de Recife (PE) recebeu entre os dias 03 e 05 deste mês o “4º Encontro do Grupo de Trabalho de Fotônica do BRICS – WG Photonics”, uma iniciativa da Coordenação-Geral de Tecnologias Habilitadoras – CGTH do MCTI – Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, representada por Sandra Pacheco Renz, Helyne Gomes de Paiva e Felipe Silva Bellucci; em colaboração com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), representada pelos pesquisadores Anderson S. Leonidas Gomes e Joaquim Ferreira Martins Filho. O IFSC/USP esteve presente com pelos pesquisadores Prof. Vanderlei Salvador Bagnato e Sebastião Pratavieira.

Este encontro, que ocorre anualmente desde 2017, teve como principal objetivo intensificar a cooperação dos pesquisadores do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que trabalham nesta área do conhecimento. “Os avanços na pesquisa, inovação e no desenvolvimento de novas tecnologias na área de fotônica foram temas dominantes deste encontro, como, por exemplo, a fotônica integrada, sensores fotônicos, óptica não-linear, óptica quântica, biofotônica, entre outros. Todos estes temas, bem como notícias diversas, aulas online, oportunidades e estratégias de colaboração são devidamente divulgadas no “BRICS Virtual Institute of Photonics” (VER AQUI), salienta o Prof. Pratavieira.

Por outro lado, este evento também acolheu o “3ª Webinário do Sisfóton-MCTI”, o Sistema Nacional de Laboratórios de Fotônica (Sisfóton) que é uma das principais ações estratégicas e estruturantes da Iniciativa Brasileira de Fotônica (IBFóton) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizada com o apoio do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, sendo uma rede nacional de laboratórios dedicados à fotônica, onde a USP está presente com o Laboratório de Apoio à Inovação e ao Empreendedorismo em Tecnologias Fotônicas – SisFóton-USP (VER AQUI).

O Prof. Sebastião destaca que diversos laboratórios da USP, em especial do IFSC/USP, estão inseridos nessa plataforma, dedicada a todos quantos desenvolvem suas atividades na área.  Estando à total disposição de todos os pesquisadores oriundos de instituições públicas e privadas que estejam interessados em utilizar as técnicas e os equipamentos disponíveis.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP