9 de agosto de 2022

Oportunidade de bolsa PUB no Grupo de Óptica do IFSC/USP

O Grupo de Biofotônica do Grupo de Óptica do IFSC/USP oferece uma vaga de bolsa PUB disponível  na área de “Auto-Interações das Nanopartículas de Poluição em Diferentes Ambientes: Um Estudo das Características Ópticas e suas Consequências.”

A proposta desta pesquisa se dá como continuação do projeto “Caracterização de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos e seus agregados em particulados de poluição da cidade de São Paulo e seus efeitos fotossensibilizadores e na fotoinativação viral”.

Neste, o material particulado (PM) gerado pela combustão em veículos automotores é coletado, a fim de determinar sua morfologia e comportamento, e como as interações são governadas pelas condições físico-químicas do meio.

A compreensão sobre como as micropartículas de poluição se comportam e como podem afetar diferentes meios é uma importante área para se estudar e, assim, procurar formas para reduzir estes impactos.

Por isso, o projeto atual busca compreender o comportamento das nanopartículas em diferentes regiões de coleta na natureza.

Este projeto será desenvolvido no âmbito do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF, Project Nr. 2017 / 10910-5) do IFSC/USP, em colaboração com pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e com a Universidade de Toulon – Laboratório MIO (França).

As inscrições deverão ser feitas diretamente no sistema Juno, da USP, pelo link – https://uspdigital.usp.br/juno

Para mais informações, contatar o Prof. Francisco Eduardo Gontijo Guimarães pelo email guimaraes@ifsc.usp.br