21 de julho de 2022

Docente do IFSC/USP apresenta conferência – “Descobertas e trabalhos de Física que diretamente criaram desenvolvimento”

No próximo dia 25 de julho, o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Tito José Bonagamba, participará na 74ª Reunião Anual da SBPC, onde proferirá a conferência “Descobertas e trabalhos de Física que diretamente criaram desenvolvimento”.

Nessa oportunidade, o conferencista abordará o Ecossistema de Pesquisa Multidisciplinar, Desenvolvimento e Inovação que começou a ser solidamente construído no interior do Estado de São Paulo a partir de 25 de julho de 1947 (75 anos), quando foi apresentada à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a proposta de criação da Universidade de São Carlos pelo Deputado Estadual Miguel Petrilli.

Em sua apresentação, o pesquisador dará um destaque especial à expressiva evolução do processo de desenvolvimento que ocorreu e está ocorrendo em São Carlos, ressaltando a participação decisiva de importantes personagens dessa história.

Esta conferência surge recordando o fato de que no dia  25 de julho de 1947, o deputado estadual de São Carlos Miguel Petrilli, submeteu à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o Projeto de Lei número 10 (VER AQUI), propondo a criação da Universidade de São Carlos.

Sobre esse assunto, o Prof. Tito José Bonagamba teve a oportunidade de escrever um artigo que foi publicado no Jornal da USP (edição de 19 de julho do corrente ano) e subordinado ao tema “Data esquecida na celebração dos 70 anos da USP no interior”, com o seguinte conteúdo:

“Embora tenha gerado intensos debates na Alesp a partir de 25/07/1947, sido avaliado com uma manifestação de desaprovação por unanimidade do Conselho Universitário da USP em 12/05/1948 e recebido o veto do governador do Estado de São Paulo em 10/09/1948, a proposta apresentada pelo deputado estadual Miguel Petrilli (Projeto de Lei número 10) evoluiu e alcançou êxito em 24/09/1948, com a publicação da Lei número 161 (VER AQUI) criando, entre outros estabelecimentos de ensino superior, a Escola de Engenharia de São Carlos e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Essa data deve ser sempre lembrada e reconhecida pela USP, com o cuidado de prestigiar todos os nomes que contribuíram para esse importante momento da nossa Universidade, que transformou o interior do Estado de São Paulo e aperfeiçoou a USP como um todo.

Embora estejamos celebrando o jubileu de diamante desta preciosa data que agigantou a USP com sua expressiva presença no interior do Estado de São Paulo, ainda é comum e frequente membros da nossa Universidade se referirem erroneamente à USP como sendo localizada “apenas” na Grande Metrópole, um erro de expressão estrutural que ainda temos que corrigir corriqueiramente após 75 anos dessa data.

Para acompanhar a conferência do Prof. Tito José Bonagamba, que será transmitida pelo Canal Youtube, clique AQUI.