25 de março de 2022

Prof. David Pritchard – Cientista do MIT recebe título de Professor Honorário do IFSC/USP

A Congregação do IFSC/USP, em sessão realizada recentemente, aprovou a proposta do Prof. Vanderlei Bagnato para outorgar o Diploma e Medalha de Professor Honorário do Instituto de Física de São Carlos ao Prof. Dr. David Edward Pritchard, docente e cientista do MIT, outorga essa que foi oficialmente concretizada numa cerimônia que ocorreu na manhã do dia 25 de março e que foi devidamente transmitida ao vivo pelo Canal Youtube do Instituto.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor do IFSC/USP, Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, que esteve acompanhado pela Vice-Diretora do Instituto, Profª Ana Paula Ullian Araujo, e pelo proponente, representando a Congregação do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, o qual teve a missão de traçar o perfil do homenageado, até porque trabalhou alguns anos diretamente com o homenageado, sabendo bem o quanto ele se empenhou – e ainda empenha – em prol da ciência “O que foi devidamente reconhecido pela Conmgregação do IFSC/USP, que decidiu outorgar o título”, enfatizou o Prof. Vanderlei Bagnato em sua exposição inicial.

David Edward Pritchard nasceu em 15 de outubro de 1941, em Nova York, cursou o Instituto Tecnológico da Califórnia (Caltech) e ingressou em Harvard, onde obteve seu doutorado sob orientação dos Profs. Daniel Kleppner e Norman Ramsey (Que viria a ganhar o Prêmio Nobel de Física em 1989). O Prof. Daniel Pritchard é professor de física no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), tendo realizado experimentos pioneiros sobre a interação dos átomos com a luz, pesquisas que levaram à criação do campo da óptica atômica.

Segundo o Prof. Bagnato, o pioneirismo e a visão científica do trabalho do homenageado permitiram que largas dezenas de seus alunos e pós-doutorandos pudessem liderar pesquisas notáveis em diversas áreas da Física. “Independente de ter sido o principal responsável por diversas ideias que deram origem à conquista de três Prêmios Nobel – Wolfgang Ketterle, Eric Cornell e Carl Wiema (2001) – o Prof. Pritchard nunca quis incluir seu nome, preferindo que os louros fossem para seus alunos”, sublinhou Vanderlei Bagnato. Por outro lado, o Prof. David Pritchard desenvolveu área de conhecimento que contribuíram largamente para as pesquisas desenvolvidas por outros vencedores do Prêmio Nobel, como David Wineland e Serge Laroche (2012). “O Prof. Pritchard não foi Prêmio Nobel, mas criou diversos Prêmios Nobel”.

O homenageado pelo IFSC/USP teve e tem uma intensa colaboração com pesquisadores de nosso Instituto e de diversas universidades brasileiras.

Clique na imagem para assistir ao vídeo da cerimônia.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP