21 de março de 2022

Prêmio USP “Trajetória pela Inovação” – Edição 2021 – Docentes do IFSC/USP laureados

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou no passado dia 17 de março a relação dos laureados da edição de 2021 do “Prêmio USP Trajetória pela Inovação”.

A premiação, criada pela Resolução USP no 7.184/2016, tem como objetivo reconhecer e valorizar as ações dos docentes da Universidade que se destacaram, ao longo de suas atividades acadêmicas, na produção de inovações científicas, tecnológicas ou culturais, contribuindo assim para a excelência do resultado institucional e para o desenvolvimento socioeconômico do país.

A terceira edição do prêmio registrou 29 indicações de docentes ativos/aposentados e 15 docentes “in memoriam”, encaminhadas pelo conjunto de Unidades, Museus e Institutos Especializados. O Conselho de Pesquisa, em sua 168ª sessão, de 15 de dezembro de 2021, aprovou as indicações de cinco homenageáveis. Na sequência, a decisão final do homenageável in memoriam, proposto pela Comissão Coordenadora, foi proferida pelo Magnífico Reitor da USP.

A Reitoria da USP, a Pró-Reitoria de Pesquisa e a Agência USP de Inovação parabenizam o conjunto dos laureados e informam que a solenidade de entrega da premiação será oportunamente informada.

Laureados:

*Prof. Dr. Antonio Adilton Oliveira Carneiro – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)

*Profa. Dra. Akemi Ino – Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU)

*Profa. Dra. Daniela Prócida Raggio – Faculdade de Odontologia (FO)

*Prof. Dr. Jarbas Caiado de Castro Neto – Instituto de Física de São Carlos (IFSC)

*Profa. Dra. Maria Rita dos Santos e Passos Bueno – Instituto de Biociências (IB)

*Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas de Oliveira, in memoriam – Instituto de Estudos Avançados (IEA)

Profs. Jarbas Caiado Castro Neto e Sérgio Mascarenhas (in memoriam)

Segue abaixo mais informações sobre a trajetória dos laureados do IFSC/USP:

Prof. Dr. Jarbas Caiado de Castro Neto (IFSC/USP)

Nucleou a criação de um grupo de Ótica de Precisão na USP, único no pais na época, que gerou no curso dos anos mais de 10 empresas tecnológicas inovadoras, e cujos equipamentos oftalmológicos desenvolvidos já possibilitaram benefícios para a saúde de um milhão de brasileiros. Além disto, tem patentes registradas no INPI e participou de outras iniciativas, como a de aplicação de ótica na agricultura e o desenvolvimento de uma câmera de satélite que propiciou ao INPE uma qualidade superior de imagens da terra.

Prof. Dr. Sérgio Mascarenhas de Oliveira, in memoriam (IFSC/USP – IEA)

Durante sua longa carreira de notável reconhecimento nacional e internacional, desenvolveu relevantes inovações tecnológicas, várias patenteadas, dentre as quais um equipamento não invasivo para monitoramento da pressão intracraniana. Foi um dos criadores do antigo Instituto de Física e Química de São Carlos – IFQSC, que depois deu origem ao Instituto de Física de São Carlos – IFSC e ao Instituto de Química de São Carlos – IQSC, além de ter sido um impulsionador da criação da Embrapa Instrumentação e peça chave, em conjunto com a Câmara Federal, para formulação e início das atividades da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Participou da formação de destacados pesquisadores brasileiros e estrangeiros e recebeu várias premiações, destacando-se: CAPES; SBPC; Yamada Foundation, Japão; Physical Society, USA; Fulbright Foundation, USA, dentre outras.

(Com informações da Agência USP de Inovação (AUSPIN) e Assessoria de Comunicação do Portal USP São Carlos)