24 de fevereiro de 2022

“Perseverança” – Livro relata a história de uma das primeiras pesquisadoras no Brasil

A nossa muito querida docente, pesquisadora e pioneira de nosso Instituto – Profª Yvonne Primerano Masacarenhas -, sugeriu-nos a leitura de um livro que, para ela, ficou marcado em sua memória: “Perseverança”. E nós seguimos essa sugestão, até na esperança que ela possa fazer o mesmo, um dia.

“Perseverança” – em sua 1ª edição (2021) – Editora do Centro Brasileiro de Pesquisa Física (CBPF/MCTI -, conta a história de Anna Maria Freire Endler, uma das primeiras pesquisadoras na área de física no Brasil, suas conquistas e dificuldades inseridas no cenário cotidiano da segunda metade do Século XX. Para o editor da obra – jornalista Cássio Leite Vieira – a vida e obra de Anna Maria Freire Endler, pesquisadora emérita do CBPF, é “certamente um exemplo para todos os jovens que sintam aptidão para as ciências exatas, ou queiram ser cientistas – principalmente as meninas”.

Confessando que na maior parte das vezes agiu por intuição, Anna Maria Freire Endler começa por dizer, neste livro, que mesmo impulsionada por esse fato, nunca deixou de observar quatro regras que, para ela, sempre foram basilares – convicção, retidão, verdade e justiça.

Uma leitura a não perder.

Clique AQUI

para ter acesso ao PDF do livro.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP