18 de fevereiro de 2022

Segredo dos unicórnios: Startup “Garage Innovation Process” transformou a história do empreendedorismo

Por: André Fleury, coordenador do Cosmos InovaUSP

Ao longo dos últimos 10 anos, diferentes ecossistemas empreendedores ao redor do mundo foram revolucionados com a aplicação sistemática de uma abordagem específica para criação de inovações, capaz de transformar necessidades latentes de alguns usuários em negócios exponenciais operando em escala global. Liderados a partir do Vale do Silício, estes empreendedores foram capazes de combinar experiência do usuário e inovação tecnológica em modelos de negócios disruptivos, suportados por capital de risco  abundante e grande contribuição das Universidades. Os casos de sucesso são muitos e incluem Uber, Air B&B, Nubank, 99 e Gympass.

Mas, o que esta abordagem para criação de inovações traz de tão especial? Essencialmente um método, único, praticado por todas estas startups de sucesso, combinando a aplicação do Design Thinking para a compreensão das necessidades mais relevantes dos usuários com a aplicação da Lean Startup para o desenvolvimento ágil de produtos, serviços, processos e experiências.

Batizada como “Startup Garage Innovation Process”, homenagem dos seus criadores às muitas garagens da região do Vale do Silício e a partir das quais surgiram empresas clássicas, como por exemplo HP, Apple e Google, a abordagem combina compreensão profunda do usuário com ciclos rápidos de construção para o teste de hipóteses relacionadas com a estruturação do negócio, e atualmente é base de criação de inovações em diferentes escolas da Universidade de Stanford.

A figura 1 apresenta os seus principais elementos.

Figura 1: Startup Garage Innovation Process / Fonte: Adaptado de Zenios, S. (2016)

A combinação entre compreensão profunda e continuamente aprimorada sobre o usuário com ciclos rápidos de desenvolvimento vem sendo praticada na USP desde sua difusão inicial, também 10 anos atrás, inicialmente com a realização de iniciativas pontuais, em diferentes escolas da Universidade, incluindo Poli, FEA, FAU, IME, ESALQ e FZEA, entre outras. Atualmente seus principais conceitos e técnicas são amplamente praticados em diferentes contextos da USP, graças a um conjunto diferenciado de disciplinas realizadas pela Pró-Reitoria de Graduação da USP, dentre as quais vale destacar a PRG0004 – Inovaç&atilde ; o & Empreendedorismo.

Em seu formato diferenciado, neste primeiro semestre de 2022 a disciplina a PRG0004 – Inovação & Empreendedorismo será oferecida em conjunto pelas principais Escolas Empreendedoras de São Paulo, incluindo FGV, Belas Artes, ESPM e Inper, além da USP. As aulas ocorrerão em 6 sábados (05.03, 19.03, 09.04, 30.04, 21,05, 11.06), das 09:00 às 14:00.

As aulas acontecerão a distância, desta forma alunos de todos os campi poderão participar desta iniciativa. Eventualmente, e caso possível, a apresentação final poderá ser em formato híbrido.

Cada aula será ministrada por dois professores das escolas participantes, que trarão novas abordagens, conceitos e propostas para o empreendedorismo.

Vale destacar que cada encontro contará com a participação de convidados bastante ilustres, incluindo empreendedores e investidores de sucesso, trazendo maior visibilidade dos atores do ecossistema empreendedor paulista. De forma a vivenciar o empreendedorismo na prática e transformar ideias em protótipos validados pelo mercado, alunas e alunos atuarão em grupos “inter-escolas”, com um participante de cada escola por grupo, formato ideal para conhecer novas pessoas e novas perspectivas, combinar competências e iniciar seu time. Ao final da disciplina, os times que desejarem evoluir com seus empreendimentos poderão escolher entre os programas de pré-aceleração das diferentes escolas para evoluir com suas iniciativas.

As inscrições encontram-se abertas até o dia 21.02.2022

Maiores informações : https://sites.usp.br/cosmos/

Dúvidas: andre.fleury@usp.br

*Bibliografia:

Zenios, S. 2016. Critical Questions When Launching Innovation: Is the Team Right? Is it Time to Shift Gears?. IESE Insight Review. 30(3).