7 de dezembro de 2021

Morre o Prof. Ronald Cintra Shellard – Diretor do CBPF

Faleceu hoje (07/12), vítima de doença prolongada, o Prof. Ronald Cintra Shellard, Diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF.

O Prof. Shellard graduou-se em física (1970) pela Universidade de São Paulo (USP) e concluiu o mestrado na mesma área (1973) no Instituto de Física Teórica (IFT), unidade complementar da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Aperfeiçoou-se em física e astronomia (1973-1974) na Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (EUA) e concluiu o doutorado também em física e astronomia (1978) na Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA). Possuía experiência na área de física experimental de altas energias e física das astropartículas. Seus interesses se concentravam no estudo das características de astropartículas (gamas e raios cósmicos) com energias muito altas.

Fazia parte da colaboração que opera o Observatório Pierre Auger, da colaboração Cherenkov Telescope Array (CTA) e foi um dos fundadores do Southern Wide Field Gamma-Ray Observatory (SWGO), que começou a vida como Large Array Telescope for Tracking Energetic Sources (LATTES).

Era sócio da SBF, SBPC, APS, IOP e AAAS e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências.

A Comunidade do IFSC/USP curva-se perante a memória de tão ilustre cientista, endereçando a sua família, amigos e colegas, os mais sentidos pêsames.