21 de outubro de 2021

IFSC/USP recebe visita de candidatos a Reitor e Vice-Reitor da USP

“USP Viva” e “Somos Todos USP”, são as denominações das duas chapas que concorrem às eleições para Reitor e Vice-Reitor da USP, um pleito que está marcado para o próximo dia 25 de novembro, por meio de votação eletrônica.

A chapa “USP Viva” tem como candidato a Reitor o Prof. Carlos Gilberto Carlotti Junior, docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, e como candidata a Vice-Reitora a Profª Maria Arminda do Nascimento Arruda, docente da Faculdade de Medicina, Letras e Ciências Humanas.

Já a chapa “Somos Todos USP” tem como candidato a Reitor o Prof. Antonio Carlos Hernandes (que cessa suas funções de Vice-Reitor), docente do Instituto de Física de São Carlos, e como candidata a Vice-Reitora a Profª Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, docente da Faculdade de Odontologia de Bauru.

O IFSC/USP teve a oportunidade de receber os integrantes de cada chapa, nomeadamente nos dias 14 de outubro (“Somos Todos USP”) e 18 de outubro (“USP Viva”), onde os candidatos tiveram a oportunidade de dialogar com docentes e técnicos-administrativos sobre suas propostas  para o próximo mandato (2022-2026).

Bastante crítico em relação ao corte de recursos suplementares para a ciência, tecnologia e inovação, como também aos cortes  que aconteceram recentemente em recursos que estavam destinados aos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, entre outros fatores que estrangulam a ciência nacional e o ensino superior, o candidato Prof. Carlos Gilberto Carlotti Junior enfatizou junto à comunidade do IFSC/USP que a gênese do programa “USP Viva” assenta em alguns pressupostos considerados de extrema importância. Segundo o candidato, existe a necessidade de se estabelecer um diálogo e uma interlocução alargada que atenue a atual crise social, aperfeiçoando, inclusive, políticas de inclusão social. Ensino de qualidade, excelência na pesquisa e compromisso social são alguns dos vetores que norteiam o programa desta chapa.

Sublinhando que um dos desafios da Universidade é, juntamente com a Sociedade, se contrapor aos inúmeros ataques feitos contra a autonomia acadêmica, administrativa e financeira das Universidades e principalmente da Universidade de São Paulo, o candidato Prof. Antonio Carlos Hernandes pontuou que embora a USP faça seu trabalho meritório em prol da Sociedade, o importante será trabalhar JUNTO COM a Sociedade, trazendo-a para dentro da Universidade e discutindo com ela os problemas reais, desenvolvendo, em simultâneo projetos que contribuam para a resolução desses mesmos problemas e envolvendo os poderes públicos, principalmente as prefeituras. O candidato, que encabeça a chapa “Somos Todos USP”, enfatizou que deseja uma USP engajada socialmente, onde os próprios alunos possam ter – e exercer – habilidades sociais no apoio à população.

Para acessar e conferir os programas de ambas as chapas, clique nas imagens abaixo.

CHAPA “USP VIVA”

CHAPA “SOMOS TODOS USP”