22 de setembro de 2021

“Inova USP São Carlos”: cidade reforça seu papel na inovação em prol da sociedade

A Universidade de São Paulo (USP) deu, no passado dia 21 de setembro, mais um passo importante para que a cidade de São Carlos se consolide como um importante polo regional de inovação ao serviço da sociedade, ao inaugurar na Área-2 do Campus USP da cidade  o “Inova USP São Carlos”, um espaço de 800m2 inteiramente dedicado ao desenvolvimento de ideias e projetos desenvolvidos por alunos e pesquisadores, e que irão gerar impactos positivos na sociedade. Neste espaço ficará instalada também a sede da Agência USP de Inovação – Polo local (AUSPIN).

Estiveram presentes neste evento os Reitor e Vice-Reitor da USP, na circunstância, Profs. Vahan Agopyan e Antonio Carlos Hernandes, o atual presidente do Conselho Gestor do Campus USP de São Carlos, Prof. Emanuel Carrilho, Prefeito de São Carlos, Sr. Airton Garcia, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. José Galizia Tundisi, Presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Vereador Roselei Françoso, e o Diretor do Instituto de Física de São Carlos e coordenador do Projeto EMBRAPII, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato.

Consolidando os trabalhos e projetos já executados nos últimos anos, esta cerimônia contou ainda com a assinatura de um protocolo de colaboração entre a USP e a Prefeitura Municipal de São Carlos no sentido de se realizarem projetos essencialmente voltados para a resolução de problemas que afetam a sociedade, bem como o desenvolvimento nas áreas de ensino e pesquisa. Conforme afirmou o Vice-Reitor da USP, a ideia é que a Universidade atue sempre como indutora de transformação “capaz de utilizar o conhecimento em uma iniciativa que transforme a comunidade”.

(Com informações de Erika Yamamoto – Jornal da USP / Foto: Henrique Fontes)