24 de março de 2021

IFSC/USP e Petrobras reforçam laços de cooperação em workshop

O Laboratório de Espectroscopia de Alta Resolução por Ressonância Magnética Nuclear (LEAR), do IFSC/USP, levou a efeito no dia 12 de março, de forma remota, o XII Workshop on Porous Media – Logging While Drilling, com a participação de inúmeros participantes oriundos da Academia e da Petrobras.

O evento foi coordenado pelo docente e pesquisador do IFSC/USP, coordenador do LEAR, Prof. Tito José Bonagamba, com o apoio de seus colaboradores locais, Dr. Éverton Lucas de Oliveira e Dr. Arthur Gustavo de Araújo Ferreira, e do CENPES/Petrobras, Dr. Willian Andrighetto Trevizan, todos formados no IFSC/USP.

Prof. Tito José Bonagamba

De fato, com a realização de mais uma edição da sua Série de Workshops on Porous Media, este XII Workshop demonstra, inequivocamente, o tremendo esforço que o LEAR tem feito desde 2016 para, em estreita parceria com a PETROBRAS e a USP, como um todo, incrementar e desenvolver importantes estudos na área de ciência do petróleo, destacando meios porosos, estabelecendo uma expressiva rede de colaborações de âmbito nacional e internacional, tanto no ambiente da Academia, que ultrapassa generosamente os muros da USP, quanto no da Indústria.

Estiveram presentes neste evento, além dos membros do LEAR e pesquisadores da Petrobras, vários colaboradores de diversas unidades da USP e de outros Centros de Pesquisa. O workshop contou, na sua sessão de abertura, com as prestigiosas presenças do Pró-Reitor de Pesquisa da USP, Prof. Sylvio Canuto, o Diretor do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Bagnato, e o Gerente Geral da Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Exploração e Produção (PDIEP) do CENPES/Petrobras, Prof. Vinicius de França Machado.

Prof. Vanderlei Salvador Bagnato

Na abertura do evento, coube ao Prof. Tito José Bonagamba fazer uma breve retrospectiva do LEAR, que foi instalado no IFSC/USP na década de 80 do século passado, onde a partir de 2005 começou a ter uma forte interação com a Petrobras. O coordenador do LEAR sublinhou que desde muito cedo se tem desenvolvido um grande esforço para que a Academia e a Indústria mantenham um bom nível de conversação e de interações através da pesquisa básica, ou seja, na senda de se desenvolverem conhecimentos que possam contribuir para o crescimento da indústria e, neste caso concreto, da indústria do petróleo. Enfaticamente, Tito José Bonagamba salientou que, graças a esta colaboração com a Petrobras, foi possível desenvolver um dos primeiros projetos de doutorado acadêmico-industrial (DAI) na USP, com o apoio do CNPq. Na mesma oportunidade, destacou e agradeceu o contínuo apoio do Prof. Vinicius de França Machado, bem como a supervisão do DAI acima mencionado.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Sylvio Canuto, o exemplo do LEAR e do próprio Instituto de Física de São Carlos é notório ao mostrar como se consegue manter a pesquisa em andamento, com vitalidade e segurança, tendo enaltecido os trabalhos em curso, mesmo em tempos difíceis provocados pela pandemia. Em sua curta intervenção, Sylvio Canuto homenageou o saudoso pesquisador do IFSC/USP, Prof. Horácio Carlos Panepucci, sublinhando seu trabalho inovador sempre ao serviço da sociedade, algo que para o orador está sendo continuado pelo coordenador do LEAR.

Prof. Vinicius de França Machado

“As grandes empresas têm sempre uma opção e dentro delas sempre tem algumas pessoas que fazem a opção certa de se aliarem à ciência. Para que isso aconteça é necessário ter gente corajosa – e aí entra a Petrobras e o Prof. Vinicius de França Machado”. Foi assim que, após cumprimentar os presentes, o diretor do Instituto de Física de São Carlos, Prof. Vanderlei Bagnato, iniciou a sua saudação aos participantes do workshop, tendo salientado que era um orgulho para o IFSC/USP seu envolvimento em um projeto tão bonito e grandioso com a Petrobras. O Prof. Bagnato salientou que cotidianamente se escutam os mais diversos comentários sobre petróleo, mas o certo é que a civilização vai continuar a defendê-lo de várias formas e não apenas como combustível. Para o diretor do IFSC/USP, embora existam atualmente muitos substitutos do petróleo, a verdade é que ele continua a ser uma fonte de matéria orgânica extremamente importante, tendo pontuado que ele não é mais uma commodity, mas sim uma commodity tecnológica. Para o Prof. Bagnato, enquanto a China transforma tecnologia em commodities, o Brasil transforma as commodities em tecnologia, tendo afirmado que estava torcendo para o sucesso deste e de outros grandes projetos com a Petrobras.

O Gerente Geral da Gerência de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Exploração e Produção (PDIEP) do CENPES/Petrobras), Prof. Vinicius de França Machado, foi o último convidado a falar na sessão de abertura deste workshop, tendo afirmado logo no início de sua intervenção que “Se a Petrobras tem o prestígio que tem, se ela tem a maior prevalência tecnológica em offshore em relação às outras empresas do meio, tudo isso é resultado da presença da Universidade e de outras empresas no seu seio, enriquecendo, incrementando o ambiente de inovação”. Enaltecendo o papel do LEAR-IFSC/USP em uma relação profícua com uma Petrobras que é muito seletiva, Vinícius Machado encerrou sua fala afirmando que a empresa sempre está ansiosa por novas contribuições da USP, como um todo, e do LEAR-IFSC/USP em particular, por sempre buscarem suprimir algumas ambiguidades que existem na Petrobras.

Entre os palestrantes, estiveram atuantes os Professores Carlos Alberto Fortulan (EESC/USP) e Antonio Adilton Oliveira Carneiro (FFCLRP/USP), ambos colaboradores ativos do LEAR-IFSC/USP dentro do atual projeto em desenvolvimento em parceria com o CENPES/Petrobras.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP