Notícias

23 de novembro de 2020

Divulgado o “Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos – 2020”

Divulgação dos Classificados na Feira Virtual de Ciência e Tecnologia

Foram conhecidos no dia 18 de novembro os vencedores do “Prêmio Ciência-Tecnologia – 2020”, honraria promovida pela Prefeitura Municipal de São Carlos e que tem o intuito de reconhecer o trabalho desenvolvido por cientistas e professores que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento cientifico nacional e internacional. A Comissão de Avaliação do “Prêmio Ciência –Tecnologia São Carlos -2020”, é composta por Professores Universitários, Pesquisadores e Secretários Municipais.

Vencedores

Na categoria Pesquisador Sênior, com empate, foram vencedores: o Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli, da Universidade Federal de São Carlos e o Prof. Dr. Osvaldo de Oliveira Junior, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Na categoria Jovem Pesquisador o vencedor foi o Prof. Dr. Hugo Miguel Preto de Morais Sarmento, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Na categoria Clubes de Ciências também houve um empate, e os vencedores foram: Profª Caroline Paganelli Correa dos Santos, da escola E.E. João Jacinto Nascimento, e o Clube de Ciências do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica do IFSC/USP, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, composta pelos pesquisadores e professores: Profª Wilma Regina Barrionuevo, Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, Prof. Dr. Euclydes Marega Junior, Profª Débora Gonzalez Costa Blanco e a Profª Marilia Faustino da Silva.

Na categoria Professor de Ciências, foi vencedora a Profª Joice Bissolati Brigati, da E.E. André Donatoni.

Na categoria Jovem Cientista, a vencedora foi a estudante Stefany de Mello da EE. João Jorge Marmorato.

No ano de 2019, a Comissão uma homenagem aos Cientistas Eméritos de São Carlos, onde o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, apresentou as opções de “Prêmio aos Cientistas Eméritos”, que por concordância dos membros presentes, foram aprovados. E são eles os homenageados de 2020: A Profª Drª Odete Rocha da UFSCar, o Prof. Dr. João Batista Fernandes da UFSCar e a Profª Wilma Regina Barrionuevo do CEPOF- IFSC da USP.

CEPOF-IFSC/USP e Diretoria de Ensino realizam Feira Virtual de Ciências

Durante as últimas semanas foram realizados a “Feira Virtual de Ciência e Tecnologia do CEPOF/USP/DE 2020”, bem como o evento de “Homenagem aos Professores da Rede Estadual de Ensino” nos 7 municípios de abrangência da Diretoria de Ensino-Região de São Carlos.

O tema da Feira de Ciências foi: “As Grandes Invenções que Mudaram o Mundo”. Ao refazer a trajetória dos principais cientistas e inventores e aprender o princípio das suas invenções os jovens estudantes e seus professores puderam adentrar, de modo expressivo, na produção da ciência e não apenas no uso da mesma.

A fase preparatória da Feira iniciou-se em novembro de 2019, por meio da capacitação dos professores e coordenadores interessados. Em seguida, foram formados 91 Clubes de Ciências, os quais desenvolveram seus experimentos e pesquisas desde o início do ano de 2020. Com o imprevisto contexto de pandemia e isolamento social, optou-se por realizar a feira em caráter virtual. Os Clubes de Ciências produziram, então, vídeos educacionais e uma monografia, a partir da pesquisa sendo realizada. Ao longo do ano os estudantes e professores foram orientados por meio de encontros virtuais realizados com a coordenadora de difusão científica do CEPOF, Profa. Wilma Barrionuevo. Durante o mês de outubro tais materiais foram julgados por cerca de 30 professores e pesquisadores da USP, coordenados pelos professores do IFSC/USP Vanderlei Bagnato, Euclydes Marega Junior e Sebastião Pratavieira. Ao final, foram classificados cerca de 50 Clubes, sendo que 10 Clubes empataram em primeiro lugar. A divulgação foi feita durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os Clubes classificados receberam troféus, além de medalhas de ouro, prata, e bronze. Todas as escolas receberam troféus de participação. As coordenadoras pela Diretoria de Ensino foram a Dirigente Débora Gonzalez Costa Blanco e a professora Marília Faustino, representando o Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino.

Ao longo desses 5 anos de existência dos Clubes de Ciências, as atividades desenvolvidas incluíram as seguintes ações:

(1) Criação de mais de 200 Clubes de Ciências em escolas públicas estaduais; (2) Capacitação de professores e coordenadores, (3) Capacitação dos alunos e montagem dos experimentos, (4) Realização de aulas técnicas ao vivo, pela internet; (5) criação e distribuição de kits educacionais de áreas diversas da ciência para todas as escolas estaduais inscritas; (6) Realização da Feira de Ciência e Tecnologia da USP para exposição dos experimentos e para atrair estudantes ao ambiente universitário; (7) Exposição dos experimentos produzidos nas escolas estaduais e em espaços públicos; (8) videoaulas pela TV e internet; (9) Aulas eletivas em escolas estaduais para capacitação na plataforma computacional Arduino e em Robótica e formação de novos Clubes de Ciências. Ao final, foram alcançadas cerca de 40 mil pessoas, por meio dos Clubes de Ciências, capacitações de Professores, Feiras de Ciências, Exibições em Praça Pública, videoaulas pela internet e aulas pela TV.

Escolas que foram agraciadas com Medalha de Ouro:

EE Attília Prado Margarido -Clube de Ciências: Regando Conhecimento –  São Carlos

EE Luciano Ivo Tognetti – Clube de Ciências: ERROR 404 – Descalvado

EE José Ferreira da Silva – Clube de Ciências: FrankSTEM – Descalvado

EE Aracy Leite Pereira Lopes, D.- Clube de Ciências: Velozes e Fumegantes – Descalvado

EE José Ferreira da Silva-Clube de Ciências: Enigma –  Descalvado

EE Maria Ramos – Prof.ª- Clube de Ciências: MaRa Sabino – São Carlos

EE Orlando Perez- Clube de Ciências: Rainha Vermelha – São Carlos

EE Maria Ramos – Profª – Clube de Ciências: Incríveis Máquinas Voadoras! – São Carlos

EE Orlando Perez- Clube de Ciências: Força Jovem – São Carlos

EE Edésio Castanho- Clube de Ciências: Estrelas da Ciência – Ibaté

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..