17 de agosto de 2020

Semóptica – Semana da Óptica 2020 – mantendo a tradição

Neste ano de 2020, a Semana da Óptica – Semóptica -, evento tradicionalmente realizado pelo Grupo de Óptica “Milton Ferreira de Souza”, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), será realizado de uma forma totalmente diferente! Devido às importantes restrições de aglomeração, as aulas, palestras e exposições científicas, normalmente realizadas durante a Semóptica, este ano serão realizadas de forma virtual. Com o apoio da Diretoria de Ensino de Educação do Estado de São Paulo – Região São Carlos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo – FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, as palestras desse ano da Semóptica serão transmitidas pelo Canal YouTube.

Assim, os alunos terão a oportunidade de visitar virtualmente diversos laboratórios do Instituto de Física de São Carlos, com a oportunidade de ver como um laser funciona, o que é o condensado de Bose-Einstein, como funciona o relógio atômico, e o que é um holograma óptico, tudo ao vivo e de forma interativa, onde os alunos poderão fazer perguntas pelo Youtube, tendo assim uma interação completa com os pesquisadores da USP. Os alunos terão direito a um certificado após elaborar uma pequena monografia de 400 palavras sobre a palestra assistida e  as melhores monografia serão premiadas com kits educativos. Pequenas demonstrações e experimentos também estarão disponíveis para que os alunos façam em casa diversos experimentos científicos.

A Semóptica, realizada anualmente desde 1996, é uma iniciativa do Prof. Vanderlei Bagnato e atualmente é coordenada também pelo Prof. Euclydes Marega Jr.

O Prof. Sebastião Pratavieira (IFSC/USP) lembra que desde os seus tempos de aluno do ensino médio, por ser natural de São Carlos, já acompanhava e participava da tradicional Semóptica.

“As visitas que fiz ao IFSC/USP e as exposições que eram realizadas no Shopping Iguatemi foram muito importantes na minha decisão de cursar física. E, ao ingressar no bacharelado em física e durante o mestrado e doutorado, sempre tive alegria em ajudar e colaborar com as palestras e exposições da Semóptica. Agora, como docente, ajudo na organização, sendo que neste ano temos o desafio de fazer algo ainda mais especial, mas manteremos a tradição deste evento de extrema importância” comenta o Prof. Sebastião Pratavieira.

Para se inscrever, clique AQUI.