17 de junho de 2020

Grande entrevista: “Aulas remotas – desafios e oportunidades”

Com o avanço da pandemia e com a forçada medida de isolamento social, a educação, conforme a conhecíamos, sofreu um baque e teve que ser rapidamente repensada em termos mundiais. Ninguém estava preparado para isso. No Brasil, as aulas virtuais vieram substituir as presenciais e as universidades, incluindo a USP, não fugiram a essa regra: como seria de esperar,a nova metodologia provocou opiniões a favor e contra sobre a nova metodologia. O certo é que, independente das opiniões, o que está em causa é a educação, a formação de centenas de milhares de jovens, bem como o drama de muitos jovens estudantes, por se encontrarem em situação de vulnerabilidade, estarem condicionados a aderir a essa nova modalidade. O que fazer?

Para falar sobre este novo cenário, que cada vez fica mais consolidado como alternativa de educação na designada “nova normalidade”, o IFSC/USP entrevistou o Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior, docente e pesquisador de nosso Instituto.

Os temas abordados nesta entrevista vão da substituição forçada das aulas presenciais por aulas remotas, na USP, e suas consequências, as dificuldades dos alunos para se adaptarem a uma nova realidade que poderá ser meramente temporária (ou não), a situação dos alunos que, por dificuldades sociais e estruturais, não conseguem estar inseridos na nova modalidade, bem como a pergunta inevitável – se existe o risco, ou não – das práticas de ensino e de aprendizagem poderem ficar comprometidas com este método de ensino

O Prof. Osvaldo é físico de formação, tendo concluído o doutorado na University of Wales, Bangor, Reino Unido. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SPBMat). Publicou cerca de 500 artigos em periódicos especializados, 16 capítulos de livros, 2 livros de divulgação científica, 1 livro sobre escrita científica, e autor de 7 patentes. Esses trabalhos receberam cerca de 9.700 citações (na Web of Science em junho de 2017).

Uma entrevista bastante interessante, que pode ser conferida clicando na imagem abaixo.