7 de junho de 2020

Ciclo de Debates virtual promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (USP)

O momento particular que vivemos, na universidade e na sociedade, demanda análises e reflexões, em particular em relação ao ensino, capacitação e formação de nossos estudantes.

Por essa razão, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, através da Comissão de Formação Didático-Pedagógica realiza nos dias 12, 19 e 26 deste mês de junho o Ciclo de Debates intitulado “VIVENCIANDO 2020: Formação superior no mundo pós-pandêmico: educação distanciada e à distância?”.

Esse Ciclo propõe a necessária análise e reflexão do papel da universidade, dos processos de formação, do ensinar e suas práticas em um mundo pós-pandêmico.

Temas em destaque:

12 de junho, 14:30hs:

‘Abordagens pedagógicas e modelos de ensino: novos processos de aprendizagem?’ – investigando, em particular, a eventual contribuição de tecnologias na concepção de novas práticas pedagógicas (Marcelo Zaiat, Nilson Machado e Paulo Sano);

19 de junho, 14:30hs:

‘Modelos de ensino: responsabilidades institucionais e individuais’ – questionando quais as responsabilidades, individuais e institucionais, face a possíveis novos modelos de ensino (Selma Garrido Pimenta e convidados em confirmação);

26 de junho, 14:30hs:

‘Perspectivas da universidade: instituição de conhecimento, formação e ensino?’ – analisando, em que medida, eventuais mudanças da universidade como instituição implicam em processos de mercantilização do ensino (Luiz Bevilacqua, Naomar Almeida Filho e Ronaldo Mota)

Em cada um desses três encontros será também apresentada uma breve entrevista gravada com o Prof. Shigeru Miyagawa (Diretor do Center for Open Learning / MIT).

Na página da PRPG, www.prpg.usp.br, estará disponível o link de acesso remoto a esses encontros, por meio do Google Meet e Youtube.