25 de novembro de 2019

Prêmio “Peão da Tecnologia” para docentes do IFSC/USP e UFSCar

O Science Park, de São Carlos, promoveu no dia 22 do corrente mês, em suas instalações, a entrega do prêmio Peão da Tecnologia aos professores Vanderlei Bagnato e Elson Longo, docentes e pesquisadores, respectivamente, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O prêmio Peão da Tecnologia simboliza o trabalho daquele que é considerado um verdadeiro “Peão”, que em face a uma situação  hostil e não dominada, usa seu talento e criatividade para dominá-la e produzir dela algo de extremo proveito. “Ao se dominar um animal selvagem, ele passa a ser um animal útil para todos, pois passa a prestar um serviço a quem o dominou. É assim que fazemos para converter ciência em benefícios, partindo de situações desconhecidas, extraindo delas aplicações de alto beneficio” disse  Bagnato sobre o significado do prêmio.

Em discurso feito pelo presidente do Conselho do Science Park, Prof. Edgar Zanotto “Este é um caso interessante onde os pesquisadores trabalham tipicamente com ciências básicas, envolvendo mecânica quântica, e desta dedicação ao avanço do conhecimento básico retiram dela as diversas aplicações.