23 de outubro de 2019

700 alunos vibram na Feira de Ciência e Tecnologia da USP – 2019

Clubes de Ciência devidamente organizados

Ao cruzar as portas do Centro de Eventos do Campus USP de São Carlos, fomos obrigados a parar. O espaço, bem organizado, congregava cerca de oitenta Clubes de Ciência oriundos das escolas estaduais de São Carlos e região, sob a jurisdição da Diretoria Regional de Ensino de nossa cidade. Contabilizando, com o auxílio da Drª Wilma Barrionuevo (CEPOF/IFSC), organizadora do evento, mais de setecentos alunos mostraram a professores e visitantes seus mais simples, mas expressivos trabalhos executados na plataforma Arduíno; pequenos experimentos que tinham, em sua gênese, algum pormenor com o foco de auxiliar a sociedade, algo que cada vez mais tem de ser incentivado entre os jovens. Resumidamente, pequenas sementes que brotavam ali, das mãos dos ainda incrivelmente jovens estudantes, mas todas elas com um sentido, um foco, uma animação, um objetivo, uma esperança. E é assim que nasce um cientista…

Entusiasmo e boa disposição dos alunos

A Feira de Ciência e Tecnologia da USP – 2019, realizada no dia 19 do corrente mês, foi indubitavelmente um sucesso, não só por ter congregado os jovens estudantes em torno de inúmeros trabalhos – muitos deles verdadeiramente surpreendentes , como também pelo imenso público que visitou o espaço e interagiu com os jovens, calculado em cerca de três mil pessoas. A Ciência e a Tecnologia no desenvolvimento de uma sociedade foi o tema desta edição, que teve entrada gratuita, fruto de uma extraordinária parceria que se mantém firme há anos entre o Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF/IFSC) e a Diretoria de Ensino – Região de São Carlos. Em sua fase preparatória, os Clubes de Ciências desenvolveram, ao longo do ano, experimentos com o kit computacional Arduino e receberam capacitação ministrada pela Coordenadora de Difusão Científica do CEPOF, Wilma Barrionuevo.

Wilma Barrionuevo

Embora já visivelmente cansada ainda no meio da manhã, isso não impediu que Wilma, de forma muito gentil, trocasse umas breves palavras sobre o evento com a Assessoria de Comunicação do IFSC/USP. “Esta feira está sendo um verdadeiro sucesso, algo que nos remete ao ano de 2011, quando promovemos os primeiros eventos deste gênero, incluindo uma feira de ciências na Amazônia, para depois, a partir de 2016, levarmos a efeito a primeira feira neste espaço da USP de São Carlos com a participação de vinte e sete clubes de ciência. Hoje, temos aqui oitenta e seis clubes de ciência de escolas estaduais pertencentes a sete municípios que estão sob a jurisdição da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos. Este ano fizemos várias capacitações, onde tive a oportunidade de oferecer a capacitação prática da plataforma Arduino, primeiro aos professores e depois aos alunos, com a participação ativa de programadores da Escola de Engenharia de São Carlos, da Engenharia Elétrica, do Institudo de Ciências Matemáticas e de Computação, inclusive com a participação do Prof. Terra, enfim, uma parceria de muito sucesso integrada na iniciativa EDUSCAR, que reúne um centro de excelência em pesquisa da FAPESP (CEPOF/IFSC), vários Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), bem como vários departamentos da USP e da UFSCar. Neste edição, o mais bacana foi a proposta apresentada com o objetivo de inclusão digital, já que incluímos o kit Arduino como tema de destaque, uma ferramenta que foi trabalhada pelos alunos para apresentarem sugestões para a resolução de vários problemas com que a sociedade se debate”, destacou Wilma, acrescentando como os alunos reagiram positivamente e entusiasticamente ao aprendizado de programação, tendo colocado em prática esses conhecimento para o desenvolvimento de projetos.

Os coordenadores gerais do evento foram: Vanderlei Bagnato, Débora Costa Blanco, Wilma Barrionuevo, Marilia Faustino da Silva, Sebastião Pratavieira, Euclydes Marega Jr., Claudio Bretas, Sergio Henrique Leme de Mattos, professores e pesquisadores do CEPOF/IFSC/USP, com um destaque muito especial manifestado pelo Prof. Sebastião Pratavieira para os monitores que auxiliaram as escolas na execução dos projetos, aos professores que trabalham na hora de folga e colocaram dinheiro do bolso para ajudar os alunos e por fim aos avaliadores que julgaram os projetos.

A Dirigente de Ensino, Débora Costa Blanco, apresentando o evento

Informações complementares:

3 Clubes classificados em 1º lugar:

E.E. Esterina Placco – Clube de Ciências “Código do Sucesso”;

E.E. Sebastião de Oliveira Rocha – Clube de Ciências “Jades”;

E.E. João Batista Gasparin – Clube de Ciências “Sustentar o Futuro com Responsabilidade;

Foi realizada uma votação online e, dos pouco mais de 1.000 participantes que votaram, 947 deram nota 10 ao evento.

Foram distribuídos 82 troféus para as escolas e para os professores, além de 200 medalhas para os estudantes dos Clubes que obtiveram melhor classificação.

Os coordenadores da Feira, entregando troféus às escolas: Wilma Barrionuevo (CEPOF/IFSC), Sebastião Pratavieira (CEPOF/IFSC) e Débora Costa Blanco (Dirigente da Diretoria de Ensino)

Ao longo do ano a Coordenadora de Difusão Científica do CEPOF/IFSC, Dra. Wilma Barrionuevo, ministrou aulas de Robótica na Escola Conde do Pinhal e ofereceu várias capacitações na Diretoria de Ensino. As capacitações envolveram educadores e estudantes de sete municípios. Na semana anterior à Feira, foram oferecidos vários plantões em sua sala. Monitores ligados aos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação da USP, coordenados Prof. Marco Henrique Terra (INCT InSAC) e por Rosane Aranda (SEL-EESC-USP) ajudaram aos professores em suas dúvidas na área computacional.

A ação é parte da parceria EduSCar* – Educação de Qualidade para Todos.

Clique AQUI para acessar o álbum de fotos do evento.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP