20 de outubro de 2019

Seminário NaCA com o Prof. José de los Santos Guerra (UFU)

O Grupo de Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NaCA-IFSC/USP) realizou no dia 18 do corrente mês mais um seminário, desta vez com a participação do Prof. José de los Santos Guerra, docente e pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com bolsa de Pesquisador Visitante FAPESP no Grupo NaCA.

O palestrante dissertou sobre o tema Dielectric dispersion and relaxation mechanisms in BaTiO3–based electro-ceramics, um trabalho onde são investigadas as propriedades físicas da cerâmica modificada com BaTiO3.

José de los Santos Guerra possui graduação em Bacharel em Física (1996) e Mestrado em Ciências Físicas (1999), ambos pela Universidade de Havana, Cuba, e concluiu o doutorado em Física na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 2004.

Realizou pós-doutorado na UTSA (The University of Texas at San Antonio), Estados Unidos, no período de 2013 a 2015 e atualmente é professor no Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia, Campus Santa Mônica.

Publicou mais de 100 artigos em periódicos especializados e mais de 200 trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais. Entre 1996 e 2018 participou em mais de quarenta projetos de pesquisa e atua na área de Física da Matéria Condensada e Engenharia e Ciência de Materiais, com ênfase nas propriedades físicas de sistemas ferroelétricos e multifuncionais.

Possui experiência em temas relacionados com síntese, caracterização e fenomenologia de materiais cerâmicos e filmes finos, especificamente de sistemas ferroelétricos, piezoelétricos, piroelétricos e multiferróicos de grande interesse tecnológico; sistemas nanoestruturados para aplicações biomédicas; fotocatálisis e fotosíntese artificial para desenvolvimento de dispositivos de geração de energia limpa.