17 de outubro de 2019

Colégio Equipe (SP) visita Grupo NaCA (IFSC/USP) na Área-2

No dia 17 do corrente mês, trinta e cinco alunos do ensino médio do Colégio Equipe (SP) visitaram o Grupo de Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NaCA-IFSC/USP), localizado na Área-2 do Campus USP de São Carlos.

Acompanhados pelo Prof. Mauro Pontes Langhi Junior, os jovens percorreram demoradamente os laboratórios do grupo de pesquisa, inteirando-se dos trabalhos desenvolvidos. Na verdade, o grupo foi constituído por alunos que desenvolveram pesquisas individuais para a disciplina de Ciências ao longo do ano, abordando diversos temas. Para tanto, eles procuraram aprofundar conhecimentos nos temas de interesse a partir da seleção, leitura, análise e escrita de textos de revisão sobre artigos científicos, de divulgação científica e livros didáticos. Em seguida, propuseram questões ou recortes, hipóteses fundamentadas e planos de pesquisa. Após a pesquisa, experimental ou de investigação em fontes de leitura, os alunos prepararam um relatório final seguindo o formato acadêmico.  Ao final do ano apresentarão oralmente para a comunidade escolar, com auxílio de pôsteres, os aprendizados alcançados.

Para o Prof. Mauro Langhi Junior, é importante entender os processos teóricos e metodológicos das pesquisas realizadas na universidade e conversar com os pesquisadores sobre este trabalho, para que possa ampliar a perspectiva sobre o fazer científico, para além da vida escolar. “As relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (e particularmente o mundo do trabalho e sua organização) são o foco deste trabalho de campo que aborda estas relações nos séculos XIX e XXI. Neste sentido, o objetivo de nossa visita foi conhecer o trabalho de pesquisa científica na universidade, conversar com cientistas profissionais sobre suas carreiras, a visão que têm da ciência e seu papel no mundo, o papel da universidade no país e na cidade de São Carlos”, salientou Mauro.