17 de outubro de 2019

Aluno@s “iGEM USP São Carlos” exibem documentário

A equipe iGEM USP São Carlos, da qual fazem parte alunos e alunas de nosso Instituto, vai exibir amanhã, dia 18 de outubro, pelas 12h30, no “Anfiteatro Azul” (IFSC/USP) um documentário produzido durante a viagem ao município de Mariana (MG).

Para criar o projeto para a competição iGEM 2019, a equipe foi motivada pelos desastres de rompimento de barragens de mineração que acometeram os municípios brasileiros de Mariana (MG), em 2015, e Brumadinho (MG), em 2019.

Foram noticiados alguns exames que indicavam alta presença de metais pesados, entre eles o mercúrio, nos rios que foram contaminados pela lama de rejeitos de mineração.

A equipe iGEM USP São Carlos realizou uma viagem à cidade de Mariana, com o objetivo de conversar com a defesa civil do município, de forma a que pudesse obter mais informações sobre quais foram as medidas de segurança tomadas antes e após o desastre, além de encontros e diálogos com vítimas do desastre, para que se pudesse ter noção do modo como eles foram prejudicados e de qual foi a dimensão desses prejuízos nos âmbitos psicológico e social.

A equipe foi acompanhada pelo guia Eduardo Rodrigues, que colocou os jovens em contato com os entrevistados, tendo acompanhado igualmente os jovens até os distritos de Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues, para que observassem de perto os danos ambientais causados pelo rompimento da barragem.

Com as informações e materiais que foram obtidos, a equipe iGEM, produziu um documentário, com o principal objetivo de retratar a experiência dos entrevistados durante e após o desastre. Esse documentário tem um importante papel de divulgação do desastre, conscientização dos impactos que o rompimento trouxe para o meio ambiente e para a população, além de mostrar a necessidade de melhorar o monitoramento e fiscalização de empreendimentos de mineração para que seja possível evitar desastres deste tipo.