11 de outubro de 2019

No IFSC/USP: colóquio com o Prof. Nelson G. C. Astrath (UEM)

Listening to light reflections from liquids and solids: detection of elastic waves driven by the momentum of light foi o tema de mais um colóquio inserido na iniciativa Colloquium diei, promovido pelo IFSC/USP apresentado no dia 11 do corrente mês pelo Prof. Dr. Nelson G. C. Astrath, docente e pesquisador do Departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O palestrante possui Graduação (2001), Mestrado (2003), Doutorado (2006) e Pós-Doutorado (2007) em Física pela Universidade Estadual de Maringá e Pós-Doutorado em Física pelo Institute for Fuel Cell Innovation, National Research Council Canada – IFCI-NRC (2008).

Atuou como Research Associate no IFCI-NRC (2009) e como Prof. Visitante na Utah State University (2013). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Física – Universidade Estadual de Maringá, com experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento teórico e experimental das técnicas fototérmicas (Lente Térmica, Espelho Térmico, Espectroscopia Fotoacústica, Efeito Miragem) para o estudo de propriedades térmicas, ópticas e mecânicas de sólidos não cristalinos e líquidos; Pressão de Radiação em sólidos e líquidos; Estudo de reações fotoquímicas em materiais aquosos e óleos combustíveis; Desenvolvimento de novos materiais vítreos para geração de luz laser, luz branca e foto-conversores.