30 de setembro de 2019

Prof. Adriano Andricopulo (IFSC/USP) é diretor executivo da ACIESP

Realizou-se no dia 29 do corrente mês a reunião de posse do novo Conselho (eleito) da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), onde foram indicados os membros para a nova diretoria:

Presidente – Profª Vanderlan Bolzani (UNESP);

Vice-Presidente – Prof. Paulo Artaxo (IFUSP);

Diretor Executivo – Prof. Adriano Andricopulo (IFSC/USP);

Adriano Delfini Andricopulo possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio de doutorado-sanduíche em Química Medicinal pela University of Michigan.

Realizou pós-doutorado em Química Medicinal pela University of Michigan. É professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq.  É coordenador de Transferência de Tecnologia do CIBFar-CEPID/FAPESP e coordenador científico do INCT-BioNat.

Seus principais interesses de pesquisa se concentram em Química Medicinal e desenvolvimento de novos fármacos para doenças tropicais negligenciadas e câncer.

Possui 190 artigos, 1 livro e 20 capítulos de livros publicados, apresentou mais de 160 conferências/palestras/seminários no Brasil e no exterior e participou de vários comitês de avaliação da CAPES, tendo sido coordenador do Comitê de Assessoramento de Química (CA-QU) do CNPq.

Foi diretor da Divisão de Química Medicinal (2008-2010), secretário geral (2010-2012), presidente sucessor (2012-2014), presidente (2014-2016) e membro do Conselho Consultivo (2016-2018) da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Foi presidente do World Chemistry Congress – IUPAC-2017 e membro do International Advisory Board do Centenário da IUPAC (IUPAC-2019). É fellow da Royal Society of Chemistry (RSC), membro titular da Division of Chemistry and Human Health da IUPAC e membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP).

Para o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) é uma honra e satisfação ver o Prof. Adriano Andricopulo ocupar um dos lugares de maior relevo na ACIESP, tendo em consideração a importância que esta Academia representa para a ciência produzida no Estado de São Paulo e no próprio País.