3 de outubro de 2019

Alunos homenageiam Prof. Renato Vitalino Gonçalves (IFSC/USP)

No decurso da 3ª Semana da Engenharia de Computação (curso ministrado no Campus USP de São Carlos, numa parceria entre Escola de Engenharia de São Carlos -EESC/USP e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC/USP), realizada entre os dias 23 e 27 de setembro, a organização homenageou vários professores que se destacaram no semestre, considerados como os melhores docentes do primeiro semestre de 2019, entre eles o Prof. Renato Vitalino Gonçalves, docente e pesquisador do Grupo de Nanomateriais e Cerâmicas do IFSC/USP.

“Não esperava este reconhecimento, pois estou entre tantos e tão bons professores que dão aulas na Engenharia de Computação e com muito mais experiência que eu. Foi uma surpresa e significa muito para mim”, comentou Renato Gonçalves sobre a homenagem, tendo acrescentado que é um estímulo para que haja uma dedicação maior de sua parte na carreira acadêmica “(…) espero poder continuar a dar aulas que vão ao encontro da expectativa dos alunos (…).

Renato considera-se um professor tradicional, onde suas ferramentas se concentram na lousa e no giz. “Minhas aulas são sempre marcadas por diálogos abertos, onde tento sempre responder às questões que os alunos formulam. Com certa frequência troco emails com meus alunos, inclusive em temas que estão foram do contexto das aulas, como, por exemplo, como é a vida acadêmica, como é assumir a responsabilidade de ser um cientista, etc.”, pontua Renato.

Tarcídio Antônio Junior é membro da organização da 3ª Semana da Engenharia de Computação e lembra que todo o ano a Secretaria Acadêmica da Engenharia de Computação envia questionários para os alunos responderem. Nesse documento, tem um espaço para que os alunos indiquem quais os professores que se destacaram no semestre, tendo como parâmetros a didática, organização e/ou carisma, bem como os professores que foram mal avaliados. “Os professores que foram bem avaliados são convidados a participar na Semana da Engenharia de Computação e recebem da organização, com todo o carinho, a homenagem e um certificado. O Prof. Renato destacou-se por ser um docente extremamente participativo, com uma lousa bastante organizada, convidando direta e indiretamente sempre ao diálogo e à interação”, finaliza Tarcídio.

Prof. Renato Gonçalves durante seu breve discurso de agradecimento

Tarcídio Júnior, Prof. Renato Gonçalves e Mateus Fernandes Doimo (organizador geral da 3ª Semana de Engenharia de Computação)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação IFSC/USP