1 de outubro de 2019

Projeto “Educando sobre as Águas” ao alcance de todos

A bióloga Wilma Barrionuevo, coordenadora de Difusão Científica do CEPOF, explicando o tema da água aos visitantes

O Laboratório Itinerante da USP volta a São Carlos com o Projeto Educando sobre as Águas. O laboratório foi construído por pesquisadores do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica – CEPOF, sediado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

O ônibus itinerante foi idealizado pelo Coordenador do CEPOF, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, atual Diretor do IFSC/USP.

Após sua concepção, o ônibus foi doado à ONG Mãe Natureza, de Barra Bonita (SP) e há quinze anos é importante ferramenta didática para a realização de aulas e palestras sobre o importante tema da Água e sua Preservação. Ao longo desses anos, esse projeto itinerante recebeu milhares de visitantes provenientes de escolas e da população geral. Além disso, o ônibus percorre populações ribeirinhas e em locais rurais de difícil acesso, onde monitores ambientais dão palestras às populações mais carentes.

Amostras da Bacia do Rio Tietê

O conteúdo didático do Laboratório Itinerante é bastante abrangente. Ele contém painéis interativos que trazem as bacias hidrográficas do Estado de São Paulo, com maior ênfase dada à bacia do Rio Tietê, que corta todo o estado. Para explicar melhor a dinâmica do rio, o ônibus traz amostragens de águas coletadas ao longo de todo o rio.

Além disso, os painéis explicam temas diversos como o ciclo da água, as cadeias alimentares aquáticas, as etapas de captação tratamento de água e a produção de energia elétrica nas hidrelétricas. Traz, ainda, inúmeros peixes reais taxidermizados e devidamente identificados. De modo complementar, a exposição aborda o importante tema da Dengue e traz mosquitos e larvas preservados em resinas, os quais podem ser visualizados em seus diferentes estágios larvais por meio de lentes instaladas nos ônibus. Boias com sensores da qualidade da água, imagens de animais ribeirinhos, dentre outras atrações, também são conceitos abordados e aprendidos por todos.

Eduardo Tundisi, Wilma Barrionuevo e Profa. Dra Takako Tundisi, que vieram receber a homenagem da criação do “Espaço de Ecologia Profa. Takako Matsumura Tundisi”

Durante este mês de setembro, o ônibus retornou ao CEPOF/USP e teve seus painéis reestruturados, o que deixou tudo ainda mais atraente e dinâmico, por meio da instalação de botões ligados a LEDs e motores diversos. O Laboratório Itinerante foi reinaugurado na “Exposição Semóptica – Semana da Óptica”, promovida pelo CEPOF e recebeu milhares visitantes. A fim de homenagear dois importantes cientistas de São Carlos, o ônibus foi nomeado como “Espaço de Ecologia Profa. Takako Matsumura Tundisi”, esposa do Prof. José Galizia Tundisi. O casal Tundisi traz importantes contribuições na área de Recursos Hidricos, sendo renomados mundialmente.

Durante os próximos meses, o ônibus estará visitando escolas de São Carlos e região e atenderá milhares de estudantes e também a comunidade geral. Os primeiros agendamentos estão ocorrendo em escolas de bairros. No próximo mês de outubro estará presente também na “Feira de Ciência e Tecnologia da USP – 2019”, promovida pelo CEPOF e pela Diretoria de Ensino – Região de São Carlos. A Feira recebe milhares de estudantes anualmente.

Por que abordar o tema sobre a Preservação das Águas

Como todos sabemos, a água está presente em 2/3 da superfície do Planeta e constitui cerca de 70% do corpo humano, estando também presente em todos os demais seres vivos. No entanto, a água doce existente representa apenas cerca de 3% da água do Planeta, sendo que apenas 1% da água total é potável, disponível para o consumo. E tal disponibilidade depende, de modo contundente, do ciclo de água, o qual envolve as correntes de ventos, as correntes marinhas e a presença de vegetação. Sem vegetação protegendo as nascentes e os rios e participando do ciclo de retenção e evaporação da água, o Planeta se desertifica. Assim, precisamos preservar esse importante recurso, pois água é vida!

Usos da Água

Painel da Dengue

Além de hidratar o nosso organismo e manter o clima do planeta estável, a água é utilizada para irrigação na agricultura (produção de alimentos) e na pecuária (criação de gado); geração de energia nas usinas hidrelétricas; para preparação de alimentos; fabricação de remédios; higienização do corpo, das roupas e dos lugares em que vivemos; funcionamento dos ecossistemas aquáticos e terrestres, dentre muitas outras funções.

Durante as exposições dos próximos meses, em São Carlos, a população poderá conhecer o Laboratório Itinerante. A visitação ao ônibus é gratuita e os interessados poderão interagir com os painéis, de forma divertida e com a ajuda de tecnologia avançada. Este trabalho de Educação Ambiental surge com o objetivo principal de levar à população geral e, de modo especial, às escolas, esse importante tema da Preservação da Água. As ações contarão com a parceria do LASCA-Dhb/UFSCar, do CDCC, e da EduSCar.

(Texto: Wilma Barrionuevo, Coordenadora de Difusão Científica do CEPOF)