1 de outubro de 2019

Prof. Richard Garratt (IFSC/USP) é “Doutor Honoris Causa”

Mesa de Honra

Com a participação de dirigentes acadêmicos, professores decanos de todas as faculdades, bem como de toda a comunidade universitária, a Universidad Nacional de la Amazônia Peruana atribuiu, em cerimônia ocorrida no passado dia 13 de setembro, o título de Doutor Honoris Causa ao pesquisador e docente do IFSC/USP, Prof. Richard Charles Garratt, fazendo com que o mesmo fique integrado no corpo docente daquela Universidade.

Garratt atribui a honraria recebida ao trabalho de cooperação desenvolvido pelo IFSC/USP ao longo dos últimos dez anos com diversas universidades da América Latina, em especial com as localizadas no Peru, na criação da área de Biologia Estrutural, algo que ainda é muito incipiente por lá.

Juramento

Com uma experiência acumulada de mais de trinta anos na área, desde quando a área de Biologia Estrutural foi criada no IFSC/USP, Richard sublinha que nos últimos dez anos houve um esforço muito grande para trazer alunos talentosos não só para o IFSC/USP, como também para a UNICAMP e para a USP, no sentido de treiná-los nessa área do conhecimento. “Tenho conseguido ajudas preciosas de colegas meus que têm assumido o papel de orientadores desses jovens alunos, tudo para que eles tenham uma oportunidade real de se especializarem, de poderem retornar às suas universidades de origem e aí desenvolverem um excelente trabalho. Um dos lugares onde temos atuado é na Universidad Nacional de la Amazônia Peruana (UNAP), localizada em Iquitos, uma cidade quase inacessível por terra e que embora não tenha ninguém trabalhando na área de Biologia Estrutural, ela tem um projeto interessantíssimo relacionado com a exploração de uma fruta chamada camu-camu, que produz toneladas de Vitamina-C (trinta vezes mais do que o limão), onde  temos tentado entender essa particularidade. Muito recentemente, soube que alunos da UNAP – que já estiveram aqui anteriormente – ganharam novas bolsas de estudo de uma agência peruana (PNIA), para poderem voltar de novo, agora com o objetivo de estudar a parte estrutural das enzimas dessa fruta”, pontua Richard.

Recebendo o Título “Doutor Honoris Causa”

O pesquisador do IFSC/USP acredita que foi o conjunto da obra que levou a UNAP a lhe conceder o título “Doutor Honoris Causa”, algo que para ele é muito gratificante, mas que contrasta com a simplicidade de seu caráter. “Tenho consciência que esse trabalho desenvolvido ao longo dos anos tem algum valor, até porque estamos auxiliando universidades que não lutam por posições nos rankings internacionais; elas só querem dar o melhor a seus alunos. Repare, se a Universidade de São Paulo procura interagir com as universidades que se encontram no topo dos rankings – tipo Harvard, MIT ou Stanford -, a USP também deve interagir com as universidades que se encontram abaixo dela nesses mesmos rankings, principalmente as que se encontram na nossa região geográfica, para ajudá-las no que for preciso”, salienta Richard Garratt, acrescentando que essa postura só engrandece a USP, pois além de ela estender sua mão para cima, para o topo, ela olha para baixo e estende a outra mão.

Richard Garratt e o seu esforço de expandir a área de Biologia Estrutural na América Latina

Richard Garratt afirma que todas as ações desenvolvidas ao longo dos anos na UNAP e em outras universidades latino-americanas tem sido apenas uma forma natural de desenvolver um trabalho muito bom, de interagir “(…) e de alguma forma poder colaborar para que os alunos dessas universidades atinjam o sucesso, a competência e tudo de uma forma simples. Na maior parte das vezes são as universidades ou as agências de fomento do país de origem que dão as bolsas, mas por vezes é o próprio IFSC/USP que faz isso, através de seu ‘Programa de Estágios de Verão’ financiado por doações, além de disponibilizar toda a infraestrutura e know-how dos pesquisadores e técnicos”, conclui Garratt.

Depois de termos feito esta entrevista, soubemos que Richard Charles Garratt conquistou outro título Doutor Honoris Causa em maio passado, atribuído pela Universidad Científica del Perú (UCP).

Como mera curiosidade, a Universidad Nacional de la Amazônia Peruana já concedeu a mesma honraria a várias personalidades, dentre elas o Prof. Peter Agre (Prêmio Nobel da Química – 2003) e Javier Perez de Cueller, (ex-secretário-geral da ONU).

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP