26 de setembro de 2019

Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP) dá voz à ciência brasileira

(Foto: IFSC/USP)

Em destaque no programa Nossa Gente, da EPTV, transmitido no dia 21 do corrente mês, o Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC/USP) fez uma abordagem sumária sobre a ciência no Brasil e os caminhos que ela deve tomar para não ficar à mercê da pesquisa vinda de fora.

Principal responsável pela criação do Instituto de Física e Química da Universidade de São Paulo (IFQSC/USP), ele foi também um dos principais mentores para a criação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Embrapa, além de outras contribuições importantes no contexto da ciência nacional.

Quanto ao futuro da ciência, Sérgio Mascarenhas mostra-se reticente, alegando que o Brasil está indo na contramão do desenvolvimento.

“A ciência precisa sair da universidade e ser aplicada na sociedade, ter um sentido social. O Brasil está atrasado e tem que seguir o caminho da ciência, tecnologia, educação e – a palavra muito chave – empreendedorismo. Não basta você inventar na universidade e não levar para a sociedade”, afirmou o pesquisador na entrevista

Confira a matéria do G1/EPTV, clicando na imagem abaixo.

(Foto: EPTV)