20 de setembro de 2019

“Prêmio Rheinboldt-Hauptmann” para Profª Yvonne Mascarenhas

A docente e pesquisadora do IFSC/USP, Profª Yvonne Primerano Mascarenhas, será agraciada no próximo dia 04 de novembro, na Sala do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo, com o Prêmio Rheinboldt-Hauptmann – 2019, atribuído pelo Instituto de Química da USP (IQ/USP).

O histórico deste Prêmio começa em 1987, quando foi criada a Conferência Rheinboldt-Hauptmann em Química e Bioquímica, em resultado da grande inserção que o IQ/USP começou a ter na produção científica nacional. O nome do Prêmio foi escolhido em homenagem aos Professores Heinrich Rheinboldt e Heinrich Hauptmann, alemães , fundadores do Departamento de Química da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, que tiveram papel importante na nucleação do atual Instituto de Química e de seus dois Departamentos.

Pretendeu-se homenagear, semestralmente, alguém, pela excelência de seu trabalho científico e acadêmico e que estivesse em atividade em uma dessas áreas do conhecimento. As conferências seriam pronunciadas no Instituto de Química, reunindo em torno de 120 a 150 pessoas. O homenageado receberia, no ato de sua conferência, uma placa de prata do Instituto.

O prêmio foi concedido pela primeira vez no final de 1986, apesar de sua instituição ter sido em 1987.

A partir de 1998, o “Prêmio Rheinboldt-Hauptmann” passou a ser atribuído anualmente, integrando desde 1995 as áreas correlatas à Química e à Bioquímica.

Otto Richard Gottlieb (USP), Fernando Galembeck (UNICAMP), Carl Peter Von Dietrich (USP), Ivan Antonio Izquierdo (UFRJ), Ricardo Renzo Brentani (Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer), Hernan Chaimovich (USP) e Luiz Rodolpho Raja Gabaglia Travassos (EPM – Universidade Federal de São Paulo) são algumas das muitas personalidades acadêmicas que já foram distinguidas com o Prêmio ao longo dos anos, chegando a vez agora da Profª Yvonne Mascarenhas, que na cerimônia de sua premiação proferirá a conferência Química e Cristalografia, uma feliz parceria.

A comunidade do IFSC/USP parabeniza a Profª Yvonne Primerano Mascarenhas pela conquista deste relevante Prêmio.