18 de setembro de 2019

Palestra sobre “Setembro Amarelo” é destaque no IFSC/USP

A Psicóloga ao serviço do IFSC/USP, Drª Bárbara K. Monteiro, profere no próximo dia 20 do corrente mês, entre as 8h30 e as 10h00, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”, uma palestra integrada no “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio.

No mundo, o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo a segunda causa de morte no planeta, entre jovens de 15 a 29 anos.

No Brasil, só em 2015, o suicídio foi a quarta causa de morte nessa mesma faixa etária, ficando atrás dos índices de violência e acidentes de trânsito, de acordo com os dados do Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SM) do Ministério da Saúde.

“O suicídio existe em todas as sociedades e causa grande impacto na vida de muitas pessoas, dos familiares, dos amigos, dos colegas de trabalho. É custoso para todos” (Danilo Faleiros, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. 2018).

Ao pensarmos em causas, é necessário considerar diversos fatores que se relacionam ao comportamento suicida e que podem estar ligadas a fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais. Entre eles, os transtornos mentais, o uso de drogas, situação de violência, relações interpessoais insatisfatórias, isolamento social, impulsividade e ansiedade.

Entre os sinais indicativos, têm-se: “Tentativas de suicídio anteriores; transtornos mentais; automutilação; mudanças repentinas de comportamento; ameaça de suicídio ou expressão/verbalização de intenso desejo de morrer; ter um planejamento para o suicídio; sinais observáveis de oscilação do humor; pessimismo; desesperança; desespero; desamparo; ansiedade, dor psíquica, estresse acentuado; problemas associados ao sono (excessivo ou insônia); intensa raiva; desejo de vingança; sensação de estar preso e sem saída; isolamento: família, amigos, eventos sociais; falta de sentido para viver; aumento do uso de álcool e/ou outras drogas; impulsividade e interesse por situações de riscos” (Sommers-Flanagan & Sommers-Flanagan, 1995; Popenhagen, Popenhagen & Roxanne, Qualley, 1998; Fukumitsu, 2012; Kovács, 2013).

Muitas vezes, é possível de ser evitado, porém, nos casos em que pessoas que não se manifestam sobre a ideia de suicídio, ou não têm a oportunidade de se manifestar, o risco é maior.

Bárbara K. Monteiro vai ajudar a quebrar o tabu e trazer à luz essa discussão tão importante, respeitando o sofrimento e a dor daqueles que por algum (ou alguns) motivos estão vivenciando de perto esta realidade.

No IFSC/USP há o serviço de acolhimento, orientação e psicoterapia disponível para toda a comunidade interna (dependendo da avaliação da gravidade e disponibilidade), bastando enviar um e-mail para barbarakmpsico@gmail.com (caso seja urgente, escreva URGENTE no título).

E em caso de crises, podem ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza de maneira exemplar o trabalho de atendimento em crise e o acolhimento, o atendimento é realizado por voluntários, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita. Telefone: 188 ou pelo chat (https://www.cvv.org.br/chat/ ).

(Foto: Guetty Images)