11 de setembro de 2019

“Ambulatório de sexualidade atendendo todos os gêneros”

O Auditório “Luiz Antonio Favaro”(ICMC/USP) recebe no próximo dia 18 do corrente mês, pelas 19h00, a palestra intitulada “Ambulatório de sexualidade atendendo todos os gêneros”, promovida pelo Núcleo de Direitos Humanos do Campus USP de São Carlos, e que será proferida pelo Prof. Dr. Sílvio Antônio Franceschini (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP).

Em sua apresentação, o palestrante falará, entre outros temas, do Ambulatório de Saúde Sexual do Centro de Saúde Escola (CSE), uma unidade distrital da Zona Leste de Ribeirão Preto, sendo uma parceria da Universidade de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto.

O ambulatório de Saúde Sexual foi criado nessa unidade de saúde há cerca de 10 anos, recebendo demanda de todo o município de Ribeirão Preto. É um ambulatório transdisciplinar, com profissionais médicos (ginecologistas), fisioterapeuta e psicólogo.

O ambulatório foi criado pensando em atender mulheres com disfunção sexual, referenciadas de outras unidades de saúde de Ribeirão Preto. Posteriormente, foi vista a necessidade de atender uma população desassistida – pessoas com incongruência de gênero (homens e mulheres trans).

Hoje, esse ambulatório, que funciona às 3as feiras, atende cerca de oito clientes por tarde – trans e mulheres com disfunção sexual, sempre com uma visão interdisciplinar.