15 de setembro de 2019

Alunos de São Carlos encaram a Física Experimental sem medo

Recepção aos alunos, familiares, coordenadores das escolas e representantes da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos

Cerca de sessenta alunos, divididos em duas turmas, oriundos de dezessete escolas estaduais do ensino médio da cidade de São Carlos, estão participando desde o dia 10 do corrente mês no Programa de Formação Complementar em Física Experimental, uma iniciativa levada a cabo pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de nossa cidade.

Coordenado pelos docentes e pesquisadores do IFSC/USP, Fernando Paiva e Luiz Antônio de Oliveira Nunes, este programa-piloto acontece todas as terças e quartas feiras, ao longo de cinco semanas, onde o intuito é oferecer aos jovens alunos do ensino médio uma formação adicional em Física Experimental, já que, tradicionalmente, a maior parte das escolas não possui infraestruturas para desenvolver esse tipo de matéria.

Prof. Fernando Paiva

Para o Prof. Fernando Paiva “Os alunos serão apresentados a um programa de Física-1 – Mecânica e Eletricidade – que envolve experimentos básicos para que eles trabalhem diretamente nos laboratórios, “com a mão na massa”, envolvendo-se,  assim, na disciplina de Física de uma forma dinâmica, e quem sabe incentivando-os a seguir o rumo da Universidade”.

O evento de abertura ocorreu no passado dia 10 do corrente mês, com a presença dos alunos, seus familiares, coordenadores das escolas e ainda representantes da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos. “A Diretoria Regional de Ensino de São Carlos abraçou de imediato esta ideia e empenhou-se muito no sentido de contatar as escolas e atrair estes jovens alunos.

Prof. Luiz Antônio

O Prof. Luíz Antônio foi enfático ao comentar esta iniciativa “Todos nós queremos que estes jovens não estagnem, que abram caminhos para o futuro e que saibam que entrar na USP, seja em que curso for, é verdadeiramente possível de concretizar. A condição é estudar a sério, tal como eu fiz quando vim do Pará para a USP, quando demorei três dias de ônibus para fazer o meu mestrado aqui. Filho de pais extremamente pobres, abri caminhos para construir minha vida e aqui estou: professor e pesquisador. Nada é impossível quando queremos!” enalteceu o docente.

“O que eu quero é que estes jovens possam, em breve, contribuir com seu imposto de renda para minha aposentadoria. Será um sinal que vão ter ótimos empregos e que irão contribuir também para a riqueza e modernização do País”.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP