28 de agosto de 2019

CIBFar organiza seminário com o Prof. Dr. Marko Hyvönen

O CIBFar – Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CEPID-FAPESP), alocado em nosso Instituto (Área-2), organizou no dia 28 do corrente mês o seminário intitulado Inhibition of CK2α using fragment-based drug discovery: from serendipity to specificity, ministrado pelo Prof. Dr. Marko Hyvönen, pesquisador do Departamento de Bioquímica da Universidade de Cambrigde, Reino Unido.

O Prof. Hyvonen é um biólogo estrutural com mais de vinte anos de experiência em expressão de proteínas, engenharia e análise estrutural. Tendo recebido o mestrado na Universidade de Helsínquia (Finlândia) em 1991, mudou-se para o Laboratório Europeu de Biologia Molecular em Heidelberg, na Alemanha, para o seu doutorado, ingressando, depois, no Departamento de Bioquímica da Universidade de Cambridge, Reino Unido, como bolsista de pós-doutorado.

Recebeu o BBSRC fellowshipp (Bioscience for the Future) para iniciar seu próprio grupo, em 2001, e foi nomeado professor universitário em Cambridge, em 2007. Atualmente, dirige um grupo de pesquisa com mais de dez cientistas, sendo presidente do grupo de Biologia Estrutural e coordenador de suas principais instalações no Departamento de Bioquímica.

Seus interesses de pesquisa estão divididos em várias áreas, destacando-se o trabalho sobre os fatores de crescimento da família TGF-beta, sendo esse o tema mais antigo do grupo.

Outro foco principal é o desenvolvimento de inibidores de moléculas pequenas contra sítios de interação proteína-proteína, usando métodos de descoberta de drogas baseados em fragmentos. Seu grupo emprega métodos de bioquímica, engenharia de proteínas, expressão e purificação, medições biofísicas e cristalografia de proteínas para estudar seus tópicos de interesse.