9 de agosto de 2019

IFSC/USP estabelece parcerias com clínicas privadas

Daniel Franco e a equipe da Clínica MultFisio

Diversos estudos realizados nas universidades são de natureza clínica e, nessas circunstâncias, combina-se o desenvolvimento de novas tecnologias, sempre com benefícios diretos para a sociedade, sendo que tudo é realizado de forma segura e sempre seguindo preceitos éticos. Numa pesquisa clínica segura, quanto maior for o número de participantes, melhor serão as conclusões finais.

Recentemente, o Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica do IFSC/USP (CEPOF) iniciou um importante trabalho relativo à terapêutica da fibromialgia, cujo foco inicial era tratar pequenos grupos de pacientes no ambulatório da Santa Casa da Misericórdia de São Carlos, no âmbito da parceria USP / Santa Casa – Unidade de Terapia Fotodinâmica. No entanto, o sucesso do tratamento ultrapassou todas as expectativas graças ao atendimento de um elevado número de pacientes voluntários.

Para poder atender a todos, uma parceria realizada entre o CEPOF-IFSC/USP e a Clínica MultFisio possibilitou, nestes últimos meses, o auxílio no atendimento de pacientes portadores de osteoartrose e fibromialgia, utilizando um equipamento que combina ultrassom e laser, proporcionando um tratamento não medicamentoso e eficiente. Esse equipamento, desenvolvido no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), abriu espaço para uma outra parceria que foi estabelecida com a empresa MM OPTICS, de São Carlos.

A parceria desenvolvida com uma clínica privada foi fundamental para que a pesquisa fosse realizada com rapidez, atendendo um número maior de pessoas, mediante um preço simbólico, tendo-se estabelecido uma excelente rotina de tratamento, otimizando todo processo. Além de contribuir com o desenvolvimento da técnica e com sua comprovação clínica, o parceiro Clínica MultFisio tem contribuído para que eventos de divulgação e treinamento de profissionais venham a ocorrer, através de recursos da própria clínica.

Segundo o fisioterapeuta Daniel Franco, responsável pela Clínica MultFisio, a contribuição dos participantes no tratamento é meramente simbólica, custeando apenas os insumos e a equipe. Segundo ele, a utilização do equipamento no tratamento das dores crônicas tem sido de suma importância, em razão da melhora diária e rápida dos pacientes. “Em poucas sessões é possível ver o paciente experimentando uma diminuição da dor, permitindo que readquira antigas atividades básicas, entretanto perdidas”.