31 de julho de 2019

Laboratórios do IFSC/USP inseridos nos Laboratórios Associados do INMETRO

Relógio Atômico no IFSC/ISP (Foto: Prof. Daniel Magalhães)

Três laboratórios da USP São Carlos (IFSC/USP / EESC/USP e ICMC/USP) passam a partir de agora a estar inseridos na Rede de Laboratórios Associados ao INMETRO para Inovação e Competitividade (LAIIC), conforme acordo assinado no dia 23 de junho último e publicado no DOU com data de 17 de julho de 2019.

Relativamente aos laboratórios do IFSC/USP e EESC/USP, os mesmos desenvolverão trabalhos científicos no âmbito do relógio atômico que se encontra sob responsabilidade do Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica (CEPOF), um CEPID alocado em nosso Instituto.

Para o coordenador do CEPOF, Prof. Vanderlei Bagnato, o IFSC/USP já vem investindo há muito tempo para dominar a tecnologia de tempo e frequência. “Aqui, nós montamos e desenvolvemos os primeiros relógios atômicos de todo o hemisfério sul, com o intuito de medir bem o tempo e frequência, até porque tudo depende disso – satélites, telecomunicações, telefonia etc. -, da capacidade de medir com precisão o tempo e frequência”, salienta Bagnato.

Ter o IFSC/USP credenciado ao INMETRO é, para Bagnato, o reconhecimento da qualidade de todo o trabalho desenvolvido, com a particularidade de se poder atender, inclusive, outros laboratórios e empresas que, de alguma forma, necessitem de apoio da tecnologia na área de tempo e frequência. “Para São Carlos, esta é uma conquista e uma glória ter aqui a capacitação que poucas cidades no mundo têm em dar assistência e ser competente na tecnologia de tempo e frequência. Aqui abrigamos os únicos relógios atômicos genuinamente brasileiros de toda a América Latina”, conclui o pesquisador.

Clique AQUI para acessar o DOU.

Clique AQUI para acessar o acordo firmado com o IFSC/USP.

Clique AQUI para acessar o acordo firmado com a EESC/USP.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP