24 de julho de 2019

IFSC/USP: Triagem de pacientes portadores de úlcera venosa

Equipe reunida para triagem

Na última terça-feira, dia 16 de julho, uma grande triagem de pacientes foi realizada na unidade de pesquisa clínica do IFSC/USP, a Unidade de Terapia Fotodinâmica, localizada na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos. Essa unidade clínica, parceria entre as duas instituições, recebeu 26 pacientes portadores de úlceras venosas para a triagem e início de projeto para auxílio do processo de cicatrização.

Este projeto, orientado pelo Prof. Vanderlei Bagnato e coordenado pelo Dr. Antonio Aquino, tem por objetivo a utilização de biomembranas de biocelulose para potencialização do processo de cicatrização. Estas biomembranas de biocelulose, fabricadas pela empresa SEVEN fazem parte de um projeto EMBRAPII, firmado junto ao Instituto de Física de São Carlos.

Nesta avaliação, estiveram presentes vinte e seis pacientes e acompanhantes, recebidos por nossa equipe, composta pelo Dr. Eduardo de Lucca Dallacqua, cirurgião vascular e parceiro deste projeto, os pesquisadores Fernanda Carbinatto e Antonio Aquino, o corpo de enfermagem da unidade, Elissandra Zanchin, Andressa Mendes e Daniele Camargo, além da nossa recepcionista, responsável por todo processo de agendamento, Jaqueline.

Ainda segundo o coordenador, além de testar novas formulações e consolidar parcerias, o atendimento proporcionado junto aos pacientes é fundamental em meio à carência no setor de saúde que vive o nosso país e o problema crônico deste tipo de lesão venosa, observado pelo fato de alguns pacientes se deslocarem de muito longe, até 800km para serem avaliados e mediante aprovação seguirem no atendimento do projeto, realizado sem custos.

Os interessados para uma nova triagem para tratamento de úlceras venosas devem entrar em contato com a unidade de terapia fotodinâmica pelo telefone (16)35091351 no horário entre 8:00 e 17:00.