22 de maio de 2019

No IFSC/USP: Seminário aborda “Oportunidades de Pesquisa na Alemanha”

Cerca de duzentos e oitenta participantes, oriundos das mais diversas universidades e institutos de pesquisa, assistiram no dia 16 do corrente mês ao seminário Oportunidades de Pesquisa na Alemanha, um evento organizado pelo IFSC/USP e que ocorreu no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”. Representantes do Serviço Alemão de Intercâmbio, Sociedade Alemã de Apoio à Pesquisa, Fundação Humboldt e das Universidades de Freie Berlim, Munique e Munster, dialogaram longamente com os participantes, explicando as vantagens e as condições de ingresso nos programas de intercâmbio científico e acadêmico entre Brasil e Alemanha.

Sören Artur Metz, representante da Universidade Técnica de Munique – e um dos palestrantes neste seminário -, classificou a iniciativa de extremamente importante, ao mostrar aos participantes o que a Alemanha e o Brasil podem fazer conjuntamente em termos de intercâmbio de pesquisadores e de professores. “O objetivo é estreitar, reforçar os laços que já existem nas áreas científica e acadêmica”, salientou, acrescentando que essa aposta é bem patente, inclusive, através do Centro Alemão de Ciência, localizado na Rua Verbo Divino – 1488 – Térreo, em São Paulo, que trabalha em estreita colaboração com as universidades e agências de fomento à pesquisa alemãs. “Este intercâmbio entre Brasil e Alemanha tem funcionado muito bem desde há longo tempo, mesmo com a ausência do programa “Ciência sem Fronteiras”. Estamos no quinto lugar em termos de atratividade por parte dos pesquisadores brasileiros, além, é claro, dos Estados Unidos, França, Espanha e Portugal”, salienta Sören. Para o representante da Universidade Técnica de Munique, existe uma semelhança grande na ciência que se pratica em ambos os países, apesar de muitos pesquisadores brasileiros consideram que na Alemanha se vão confrontar com um “elefante branco, que é o idioma alemão. “Isso não é verdade, até porque toda a ciência que é feita na Alemanha utiliza o idioma inglês. Esta é uma oportunidade soberana para tirar dúvidas sobre como fazer pesquisa na Alemanha, até porque é um evento presencial e não virtual. É olho no olho”, complementa Sören.

Para a docente e pesquisadora do IFSC/USP, Profª Andrea Stuchi Bernardez, organizadora do evento, o sucesso do mesmo está demonstrado pelo número de participantes – mais de duzentos e oitenta -, atendendo a que o seminário foi concebido apenas para informar, para dar uma oportunidade para os alunos que estão em final dos cursos de graduação e aqueles que estão na Pós-Graduação de terem a oportunidade de fazerem pesquisa na Alemanha e de passarem um período fantástico naquele país. “O que fizemos foi trazer representantes dos principais órgãos de fomento à pesquisa da Alemanha, bem como de algumas das mais importantes universidades, e colocá-los em franco diálogo com os participantes. Desde há longos anos que existe um “casamento perfeito” entre Brasil e Alemanha na área científica, porque sempre existiu – e continua a existir – um interesse mútuo. Por exemplo, a CAPES e a Fundação Humboldt têm um programa comum muito sólido para a concessão de bolsas para Pós-Doutorados e Professores Visitantes, algo que fortalece esta iniciativa que visa fortalecer a cooperação científica bilateral. Por isso, queremos evoluir para melhorar essa relação, para reforçar esse intercâmbio”, finaliza a docente.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP