5 de abril de 2019

“Colloquium diei” – Computação quântica com chips fotônicos

O Colloquium Diei relativo ao dia 05 do corrente mês teve como palestrante convidado o Prof.Ernesto Galvão, do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (IF/UFF), que apresentou o tema Computação quântica com chips fotônicos.

Galvão começou por salientar que desde 1994 já se sabia que seria possível resolver problemas computacionais aparentemente intratáveis, explorando efeitos quânticos como o emaranhamento e superposições. O palestrante destacou que já houve diversas pequenas demonstrações de protótipos desses computadores quânticos e de lá para cá se aprendeu muito sobre o potencial e as limitações desse novo tipo de computador.

O palestrante descreveu algumas ideias que têm sido propostas para demonstrar um computador quântico prático, ou seja, que efetivamente resolva um problema considerado difícil para um computador clássico. Também foram discutidas algumas implementações de computadores quânticos restritos capazes de resolver um só tipo de problema.

Ernesto Galvão exemplificou um computador quântico ótico, em que fótons indistinguíveis evoluem em um interferômetro linear multímodo, tendo afirmado que Aaronson e Arkhipov mostraram que a simulação clássica desse tipo de sistema é bastante difícil, sendo que essa proposta, conhecida como amostragem bosônica (“boson sampling”), motivou diversos trabalhos experimentais.