3 de abril de 2019

Prof. Valmor Mastelaro apresenta colóquio no PPGF – UFSCar

Dia 04 de abril, quinta-feira, a partir das 16h30, na Sala de Seminários “Swieca Nova”, o docente do IFSC/USP, Prof. Valmor Mastelaro, do Grupo de Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NACa, apresentou um colóquio no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, subordinado ao tema “Correlação entre Estrutura e Propriedades Físicas de Materiais Desordenados através da técnica de XAFS”.

Em sua apresentação, o palestrante abordou o progresso alcançado na área de Ciência dos Materiais, que ocorreu em grande parte pelo uso de técnicas de caracterização estrutural, como a difração de raios-X.

Embora a aplicação desta técnica permitisse a determinação exata da estrutura de ordem de longo alcance (LRO) em materiais que têm uma estrutura perfeitamente regular, em alguns casos, a determinação da estrutura atômica “real” não pôde ser completamente descrita usando apenas esta propriedade. Entre estes casos, podem-se citar os materiais que apresentam uma desordem local em uma estrutura cristalina periódica com um elevado grau de simetria cristalina, materiais vítreos que apenas apresentam somente ordem a curta distância e materiais nanoestruturados cuja ordem de longo alcance é limitada pelas dimensões de domínios estruturais que caracterizam o padrão de difração.

Como as interações locais, nesses casos, determinam muitas de suas propriedades, a caracterização precisa da estrutura local, tornando-se essencial para uma melhor compreensão dessas propriedades, bem como para o desenvolvimento de novos materiais.

Nesta palestra, Valmor Mastelaro apresentou as principais contribuições de seu grupo de pesquisa em relação ao estudo da estrutura local e eletrônica de diferentes tipos de materiais, que permitiram uma compreensão mais detalhada da correlação entre propriedade e estrutura.