2 de abril de 2019

Seminário -“Efimov effect in D spatial dimensions in AAB systems”

Inserido na série Seminários do Grupo de Óptica do IFSC/USP, o Prof. Marcelo Takeshi Yamashita (IFT-UNESP) foi o palestrante convidado no seminário realizado no dia 02 de abril, com a apresentação do tema Efimov efeito em dimensões espaciais D em sistemas AAB.

O docente mostrou um sistema AAB formado por dois bósons idênticos A e uma terceira partícula B, a dimensionalidade D para a qual o efeito Efimov pode existir, tendo mostrado uma predição para o fator de escala discreto de Efimov, exp {pi / s}, como uma função de uma ampla faixa de proporções de massa e D.

Yamashita salientou que a existência do efeito Efimov é drasticamente afetada pela dimensionalidade do espaço no qual o sistema está embutido e que a possibilidade atual de sintonizar vários parâmetros em armadilhas atômicas ultracold, incluindo sua dimensão espacial efetiva, fornece um playground muito rico para estudar esse interessante fenômeno que se transformou em um tema “quente”.