1 de abril de 2019

Seminário sobre Fitas Cerâmicas com Dr. Washington Santa Rosa

O Grupo de Pesquisa em Nanomateriais e Cerâmicas Avançadas (NACa-IFSC/USP) apresentou no dia 29 de março o seminário intitulado Controle do processamento coloidal aplicado na conformação de fitas cerâmicas baseado no sistema (K0.5, Na0.5) NbO3 em meio aquoso, com o palestrante Dr. Washington Santa Rosa, Pós-doutorando em Materiais Compósitos Multiferróicos Cerâmicos.

O convidado explicou sobre os materiais baseados no sistema K0.5Na0.5NbO3, que são candidatos que podem substituir as cerâmicas piezoeléctricas à base de chumbo, uma vez que apresentam excelentes propriedades elétricas e piezoeléctricas.

A técnica de conformação de fitas pode ser usada para obter cerâmicas baseadas neste sistema com controle de espessura da ordem de mícron. No entanto, apesar das vantagens industriais e ambientais do processamento à base de água, Rosa salientou que não há relatos sobre o controle das condições de processamento coloidal para obtenção de pastas à base de KNN em meio aquoso.

O palestrante também apresentou resultados publicados recentemente sobre o controle do processamento coloidal na obtenção de suspensões aquosas para conformação de fitas cerâmicas baseado em materiais do sistema K0.5Na0.5NbO3.