5 de abril de 2019

Balanço do maior evento científico na área de biofotônica

Cento e quarenta trabalhos inscritos – o que equivale ao número de estudantes de pós-graduação que participaram -, cerca de trinta observadores e convidados especiais, onze cursos que resultaram em dezenas de aulas, inúmeras palestras apresentadas por nomes importantes da área de Biofotônica, e diálogos ininterruptos dentro de um dos mais importantes eventos com espectro internacional: este é, de forma resumida, o balanço da São Paulo School of Advanced Science on Modern Topics in Biophotonics, evento realizado no IFSC/USP, sobre responsabilidade do Grupo de Óptica e inserido na Escola São Paulo de Ciência Avançada, apoiada pela FAPESP, que começou no dia 20 do corrente mês e terminou no dia 29.

Profª Cristina Kurachi

A Profª Cristina Kurachi (IFSC/USP), líder da comissão organizadora, sublinha, em primeiro lugar, a qualidade dos cursos oferecidos por este evento, a maioria deles focando aspectos relevantes de técnicas ópticas para uso nas diversas áreas da saúde. “Foi muito gratificante oferecer ao nosso público-alvo esses conceitos que desaguam inevitavelmente em possíveis aplicações, permitindo-me destacar aqui a participação do pesquisador russo, Prof. Valery Tuchin, uma personalidade de renome mundial e um dos pioneiros no desenvolvimento e no entendimento físico e na matemática envolvida nessa interação com a luz. Além dele, tivemos a satisfação de contar com a participação de destacados acadêmicos que abordaram temas igualmente importantes, como ótica difusa, neurofotônica, nanomedicina, ótica não linear, etc., temas que se interligaram com os que foram trazidos por pesquisadores brasileiros, igualmente de renome internacional, bem como por pesquisadores que pertencem ao nosso Grupo de Óptica e que explanaram  sobre a importância e os resultados da terapia fotodinâmica, fotossensibilizadores, terapia fotodinâmica antimicrobiana, terapia fotodinâmica para tratamento de tumores na área de dermatologia, etc..”, relata Cristina Kurachi.

Outra área também em destaque neste evento foi a aplicação de técnicas ópticas para a agricultura e meio-ambiente, algo que se enquadra na especialidade da Embrapa e que foi devidamente explanada pela pesquisadora Débora Marcondes Pereira Milori, cuja sua área de pesquisa na Embrapa é ótica e fotônica aplicada à agricultura e ao meio ambiente, trabalhando com o desenvolvimento de métodos, sensores e equipamentos para a análise de solos, plantas e fertilizantes.

Participantes da edição de 2019

Nesta linha, destacam-se o desenvolvimento de métodos utilizando a espectroscopia de emissão óptica com plasma induzido por laser para quantificação de carbono, nutrientes e contaminantes no solo, e o desenvolvimento de sistemas portáteis para o diagnóstico de doenças em plantas. “É uma área realmente em expansão, com o desenvolvimento de instrumentação  óptica. A ideia toda é que esses instrumentos possam cada vez mais portáteis – de menores dimensões – para benefício da agricultura, associados com robótica, aproveitando o que já foi desenvolvido, com veículos e mini-veículos que vão a campo para fazer toda a análise e diagnóstico de doenças em plantas, fungos etc., bem como a avaliação da qualidade do solo, detectando se falta algum nutriente, se falta algum tipo de composto químico para melhoria da qualidade de produção agrícola”, enfatiza Cristina Kurachi.

Pesquisadora do Grupo de Óptica do IFSC/USP – Drª Natália Inada

Além dos cursos e das palestras, a São Paulo School of Advanced Science on Modern Topics in Biophotonics realizou várias atividades no âmbito do SPIE Student Chapter do IFSC/USP, que integra a maior sociedade de ótica no mundo – SPIE International Society for Optics and Photonics. Tendo como público-alvo alunos de pós-graduação e pesquisadores em início de carreira (pós-doutorados), a Escola apresentou e discutiu temas de relevância na área de Biofotônica, a saber: Óptica Tecidual / Microscopia e Imagem / Nanomedicina / Neurofotônica / Terapia Fotodinâmica / Biossensores / Diagnóstico e Tratamento do Câncer / Técnicas não lineares e Técnicas de Espectroscopia, um evento que contou com o apoio fundamental da FAPESP, que financiou, através do “Travel Credit”, cerca de quarenta e oito alunos do Brasil e do exterior, tendo em consideração seus trabalhos e sua qualidade científica. Do exterior, podemos elencar neste evento as participações de estudantes oriundos da Índia, Austrália, África do Sul, Nigéria, Finlândia, Rússia, Noruega, Itália, Alemanha, EUA, Canadá, México, Argentina, Colômbia e Peru, o que demonstra a diversidade cultural e científica, e, neste último caso, através do lato conjunto de trabalhos apresentados nas sessões de pôsteres que ocorreram durante o evento.

Este é um evento do IFSC/USP que a cada ano ganha maior notoriedade internacional, motivo pelo qual a edição de 2020 já está sendo esboçada.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP