8 de março de 2019

Com entusiasmo: ingressantes do IFSC/USP iniciam o ano letivo

Agora começou! Depois da Semana de Recepção aos Calouros, os novos alunos ingressantes do IFSC/USP começaram sua caminhada naquela que é, talvez, a primeira grande etapa de suas vidas, onde os conhecimentos e as experiências colhidas serão determinantes para suas carreiras profissionais, sejam elas quais forem. Obviamente que a ficha ainda não caiu para a maioria desses jovens. Obviamente que eles ainda não se deram conta da responsabilidade que neste momento cai em seus ombros e que vai marcar suas vidas para sempre, quer na área acadêmica – já que esta vai indicar o norte de suas vidas -, quer no aspecto da formação cidadã, que irá ficar marcada de forma indelével nas suas personalidades, ainda em embrião.

Quase repentinamente deixaram de ser aquele(a)s menino(a)s que, no constante convívio com seus pais e familiares, pareciam que demorariam mais tempo para crescer. Eis que subitamente eles e elas se transformaram em estudantes universitários, deixando o “ninho” para, pela primeira vez, viverem em outra cidade, sozinhos, fazendo novos amigos e encarando o mundo de outra forma: são os primeiros passos como jovens adultos, deixando para trás uma adolescência que passou num piscar de olhos.

Giovana Patriarca

Para alguns, o ambiente da Universidade já não é assim tão assustador, atendendo a que algumas vezes, durante seu ensino médio, tiveram oportunidade de participar em programas simples dedicados à introdução de conceitos de disciplinas que fazem parte das grades curriculares dos cursos. O IFSC/USP foi igualmente motivo de interesse por parte de milhares de alunos que ao longo dos últimos anos decidiram visitar o Instituto e participar naquele que é um dos melhores e mais bem estruturados programas de integração dos alunos do ensino médio à Universidade – “Universitário por Um Dia”, coordenado pelo educador de nosso Instituto, Herbert João Alexandre. Nesse programa, os estudantes são convidados a participar de diversos experimentos e a entender o objetivo de cada um deles.

No dia 22 do corrente mês, liderados pelo aluno do Curso Interunidades de Licenciatura em Ciências Exatas, João Gabriel Barbosa Silva, os ingressantes do IFSC/USP conheceram a designada “Sala do Conhecimento”, localizada no edifício dos Laboratórios de Ensino de Física (LEF), o mesmo espaço que é dedicado ao programa “Universitário por Um Dia”. Foi aí que encontramos seis alunos que participaram anteriormente nesse programa.

Elisabeth Barros Arruda

Giovana Patriarca (19) é de São Carlos e participou duas vezes do “Universitário por Um Dia” (2016 e 2017). “Eu estava no 3º ano do Ensino Médio e achei fantástico assistir e participar dos experimentos que foram feitos aqui. Acho que esse programa dá um incentivo para os alunos ingressarem na USP. Foi um dos motivos para eu querer entrar aqui. Eu já participei de outros projetos, como o “Física do Cotidiano”, em que fui escolhida na minha escola. Eu acho que esses projetos são muito legais, porque eles iniciam o pessoal que está na escola – eu que estudei em escola pública, achava que a USP era distante da minha realidade e com esses projetos eu pude ter um contato cada vez maior e desmistificar essa imagem que tinha da Universidade de São Paulo. Agora eu consegui entrar… Aqui estou!”, sublinha Giovana, que quer fazer Licenciatura em Física.

Outra aluna que também participou do “Universitário por Um dia” em 2017 é Elisabeth Barros Arruda (17), natural de Ribeirão Bonito (SP), que naquela época achou que era uma oportunidade interessante, já que seu desejo era cursar Física. “Minha participação nesses programa fez com que me animasse ainda mais para fazer o curso no IFSC/USP, tanto é que estou aqui hoje, não é mesmo?!”. Elizabeth entrou no Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares e seu desejo é ser pesquisadora na Academia, de preferência no IFSC/USP.

A todos os ingressantes, desejamos sucessos absolutos e muita garra!

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação